NIT e Incubadoras incentivam a criação de Startups na UFERSA

Pesquisa 4 de julho de 2022. Visualizações: 577. Última modificação: 04/07/2022 17:04:39

Ter uma boa ideia é desejar abrir um pequeno negócio são fatores para qualquer jovem se tornar um empreendedor com a criação de Startups – uma empresa inovadora com custos de manutenção baixo, mas com grandes possibilidades de crescimento.

Nesse sentido, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido dispõe de duas unidades que podem prestar assessoria para que  uma ideia se transforme em realidade.  Estamos falando do Núcleo de Inovação Tecnológica, o NIT e, as Incubadoras, a IAGRAM, no Campus Mossoró e, a INEAGRO, no Campus Angicos. As Startups têm reconhecimento legar pela Lei complementar nº 182, de 1 de junho de 2021.

Na UFERSA, de acordo com a Resolução de nº 8 do Consuni, de 7de agosto de 2019, a política de inovação tecnológica e Startups traz no artigo VI, “fomentar a criação, a expansão e viabilizar o acesso à ambientes de inovação por meio de incubadoras, empresas juniores e parques tecnológicos, startups, spin-off, aceleradoras, ICT,  entidades representativas dos setores públicos e privado e afins”.

As incubadoras são locais para abrigar as empresas auxiliando no desenvolvimento com o apoio gerencial e técnico. Já o NIT atua colaborando no registro de marcas, patentes e produtos inovadores, mantendo o conteúdo protegido e em sigilo para que haja a reserva do negócio e a segurança da propriedade intelectual.

Na UFERSA três Startups conquistaram destaque: a Polímatas, formada por estudantes do Campus Angicos, que criou um totem inteligente no combate a Covid-19. Relembre AQUI. E as Startaps incubadas pela IAGRAM, a Agro + e Meltech que foram selecionadas para o Programa Inovativa Brasil 2021, que é o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Relembre AQUI.

Outro destaque foi a LinkFish que em 2020 foi vencedora do Programa Corredores Digitais, que é um importante prêmio de inovação. Relembre AQUI.