Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

40 Horas

 

No ano de 1963, o Sertão Central do Rio Grande do Norte vivenciava a experiência pioneira na alfabetização de jovens e adultos com o Projeto 40 Horas de Angicos, idealizado pelo educador Paulo Freire. Para resgatar essa experiência e celebrar os 50 anos da iniciativa, em 2013, a Assessoria de Comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) produziu o documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”.

O documentário tem como protagonistas os 19 ex-alunos dessa experiência. Hoje, todos eles são idosos com idade acima dos 70 anos. Filmado durante os meses de fevereiro e março de 2013, o curta é ambientado nas residências de cada um dos participantes, como forma de resgatar a memória por meio da oralidade

O 40 Horas na Memória é a primeira peça audiovisual produzida pela Universidade para o acervo do Memorial Paulo Freire, construído nas dependências da Ufersa Angicos. Além dos ex-alunos do educador, o filme conta ainda com a apresentação do poeta cordelista Hailton Mangabeira e do músico Carlos Zens, que assinando a trilha sonora.

Com mais de 7 horas de imagens captadas, o filme mostra o recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto na vida dos ex-alunos, a partir de cinco eixos temáticos: o cotidiano da cidade de Angicos à época; as aulas e o conteúdo de estudo; as impressões sobre Paulo Freire; as marcas daquela experiência e o legado das 40 horas.

Ficha técnica:

Duração: 30 minutos
Direção: Passos Júnior
Roteiro: Renata Jaguaribe
Direção de fotografia: Eduardo Mendonça
Edição: Diego Farias
Produção e concepção visual: Amanda Freitas
Assistentes de produção: Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro
Curadoria: Higo Lima

Alunos de Paulo Freire

Conheça os 19 ex-alunos do educador Paulo Freire que relataram suas experiências com o projeto 40 Horas de Angicos. Além das imagens em vídeo, os depoimentos também foram capturados em entrevistas gravas em áudio. Ouça o relato de dona Francisca de Brito, ao lembrar que “nós íamos escondidos”.

Ex alunos

Bastidores

Entrevistada relata memórias de Paulo Freire
Pórtico da cidade de Angicos, Sertão Central do RN, cidade pioneira do 40 Horas
Ex-aluna do projeto 40 Horas grava depoimento para o documentário
Parte das imagens foram captadas de dentro da casa dos ex-alunos
Equipe do documentário entrevista ex-alunos

O que esta educação está podendo fazer é apanhar este povo emerso e inseri-lo no processo histórico. Inseri-lo quer dizer propiciar a ele oportunidade em que ele se faça agente da sua história, em que ele se faça sujeito da sua história.

Paulo Freire, durante discurso de implantação da primeira aula

 

Cordel

 

 

Página comemorativa dos 50 anos do 40 Horas de Angicos

26 de setembro de 2014. Visualizações: 4745. Última modificação: 06/10/2014 17:26:30