Reconhecimento 4 de setembro de 2020. Visualizações: 3708. Última modificação: 04/09/2020 15:39:30

Ufersa está entre as melhores universidades do mundo segundo ranking da Times Higher Education. Arte: Iwry Gomez/Assecom.

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) figura entre as melhores universidades do mundo segundo o ranking global da Times Higher Education (THE) 2021, divulgado nesta quarta-feira, 2 de setembro. A Ufersa está posicionada na faixa 1001+, mantendo a classificação da edição anterior. Ao todo, o ranking avaliou 1527 instituições de 93 países. Outro destaque desse resultado é que a Universidade ocupou a 14ª posição, empatada com outras instituições, dentre as 52 universidades brasileiras classificadas este ano. A Ufersa e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) são as únicas do interior do Norte e Nordeste a figurar no ranking.

A THE é uma publicação britânica responsável por uma das mais reconhecidas avaliações educacionais mundiais. O ranking avalia cinco pilares das instituições: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e receita da indústria por transferência de conhecimento, que analisa as parcerias da universidade com o setor industrial. Nesse contexto, o destaque da Ufersa foi na dimensão ensino, ficando na colocação de número 873 do mundo. Para a Reitora da Ufersa, a professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, esse excelente resultado é fruto do trabalho da comunidade acadêmica. “Fazer parte novamente do ranking global da Times Higher Education é um motivo de orgulho, mas também um lembrete da nossa contribuição para o avanço do conhecimento em todas as áreas. Parabenizo toda a nossa comunidade acadêmica que coloca a Ufersa entre as melhores universidades do mundo”, comentou.

Em 2020, a Ufersa conquistou a colocação 126+ dentre 166 universidades avaliadas no Latin America University Rankings 2020, também da Times Higher Education, bem como figurou na faixa entre a 351ª e 400ª colocação, dentre 414 instituições do mundo, no Young University Ranking, outra modalidade de ranking da THE que classifica as melhores universidades com até 50 anos. Entre as dez instituições brasileiras que constam neste ranking, a Ufersa ficou na 5º colocação, juntamente com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Em 2019 e no presente ano, a Ufersa fez parte do Education Impact Ranking e em setembro de 2019, a Universidade figurou pela primeira vez no World Universities Ranking da THE, sendo a única instituição de ensino superior do interior do Brasil a aparecer na avaliação.