Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa instala sete novas usinas fotovoltaicas no Campus Sede

Infraestrutura, Inovação 22 de julho de 2020. Visualizações: 1718. Última modificação: 22/07/2020 14:31:17

Números das Usinas fotovoltaicas na Ufersa.

Como parte das ações institucionais de eficientização do uso de energia elétrica previstas no Plano de Logística Sustentável da Universidade, a Ufersa iniciou no dia 08 de julho, a instalação de sete novas usinas fotovoltaicas no Campus Sede, em Mossoró. Cada nova usina terá potência de nominal de 92,82 kWp e custará 270 mil reais, (custo de 2.908,70 mil reais por kWp). Nesta ação estão sendo investidos 1,89 milhões de reais, aportados pelo Ministério da Educação no final do ano passado. A contratação das usinas foi realizada por licitação, sob responsabilidade da Fundação Guimarães Duque, de apoio à Ufersa.

As novas usinas serão instaladas em telhados de diversos prédios do campus – Pavilhão do Expocenter; Blocos de salas de docentes do CCEN e CE II; PROPPG e Prédio Administrativo II. Serão ao todo 1645 módulos fotovoltaicos, que ocuparão uma área de cerca de 4.000 m2 nos telhados.

A opção por implantar todas as usinas em telhados e em apenas um campus foi motivada pelo menor custo da infraestrutura e de logística, o que significa um menor custo final. O campus de Mossoró foi escolhido por ser o único a ter uma demanda de energia compatível com o porte da geração a ser implantada.

A partir da entrada em operação das novas usinas, o parque fotovoltaico da Universidade terá um acréscimo de quase 130% em sua potência instalada – chegando a 1,15 MWp – e a Instituição se consolidará entre as universidades do país como uma das principais geradoras de energia solar fotovoltaica. Além de alcançar o marco de produção de um terço de toda a energia elétrica consumida pela Universidade, a economia com energia elétrica resultante da geração solar atingirá aproximadamente R$ 660 mil reais/ano. Sob o aspecto ambiental, a geração de energia solar da Ufersa contribuirá para a redução das emissões de CO2 em cerca de 158 toneladas por ano, o que equivale ao sequestro de carbono realizado por 3 hectares de vegetação de caatinga ou 1.704 árvores deste bioma.

A realização dos serviços, que foram contratados com a empresa B&F Solar, está sendo acompanhada pela Superintendência de Infraestrutura (SIN) e pela equipe técnica do projeto na Ufersa. De acordo com os Engenheiros Ricardo Barbosa (SIN) e George Ribeiro, colaborador do projeto, a execução está acontecendo em um ritmo muito bom, com previsão de conclusão dos serviços em sessenta dias.

Relembre a instalação das usinas solares nos campi da Ufersa nas notícias publicadas no Portal:

Usina Solar na Ufersa: Energia Renovável para o Semiárido

Ufersa Mossoró inaugura usina solar

Ufersa irá construir usinas solares nos Campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros

Usina Fotovoltaica da Ufersa Caraúbas entra em funcionamento e começa a gerar energia para o Campus

Mais 4 usinas solares são inauguradas; Ufersa tem a maior potência instalada de energia fotovoltaica entre as universidades federais

Preparação de estrutura no telhado do Expocenter para receber os módulos fotovoltaicos. Foto: Cedida.
Montagem dos quadros de conexão das usinas solares à rede elétrica. Foto: Cedida.
Usinas fotovoltaicas na Ufersa.
Usinas fotovoltaicas na Ufersa.
Usinas fotovoltaicas na Ufersa.
Usinas fotovoltaicas na Ufersa.
Usinas fotovoltaicas na Ufersa.
Preparação de estrutura no telhado do Expocenter para receber os módulos fotovoltaicos. Foto: Cedida.