Usina Solar na Ufersa: Energia Renovável para o Semiárido

Infraestrutura 17 de janeiro de 2017. Visualizações: 9239. Última modificação: 17/01/2017 16:49:59
Equipe da Ufersa durante trabalho de instalação dos painéis solares na Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido inaugura no próximo dia 31 de janeiro a primeira Usina Solar Fotovoltaica instalada numa instituição pública de Mossoró. Os painéis solares marcam uma nova era na Ufersa, que agora também passa a utilizar energia renovável para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Sede.

Ao todo foram instalados 580 painéis numa área de 933 metros quadrados. A Usina funciona no Campus Leste e desde outubro de 2016 que vem gerando energia limpa para a Universidade. São cerca de 20 mil quilowatts hora gerados a cada mês, o que equivale a até 7% do consumo da Ufersa Mossoró. Em termos práticos, a Usina está propiciando, inicialmente, uma economia de R$ 7 mil por mês no custeio da instituição, mas esse valor pode aumentar dependendo da radiação solar que na região tem de sobra. Além da economia financeira, os painéis geram ganhos ambientais com a redução da emissão de gases como o Monóxido de Carbono, o grande vilão do aquecimento global. Com a Usina produzindo energia limpa, a estimativa é que 1,5 tonelada de CO2 deixe de ser emitida na atmosfera.

Equipe da Ufersa durante trabalho de instalação dos painéis solares na Ufersa

A Usina Solar Fotovoltaica da Ufersa é resultado do Prêmio Ideia/Desafio da Sustentabilidade lançado em 2014 pelo Ministério da Educação. A Universidade do Semiárido conquistou o 2º lugar na iniciativa, sendo premiada com R$ 1 milhão em abril de 2015, recursos que foram usados na aquisição e instalação de todos os equipamentos da Usina.

Equipe da Ufersa durante trabalho de instalação dos painéis solares na Ufersa

Para a comissão técnica responsável pela iniciativa, a Usina Solar da Ufersa é uma ação inovadora. Em setembro de 2015, a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável definiu os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos. Um desses objetivos estabelece que deve-se assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos até 2030, por meio do aumento substancial da participação de energias renováveis na matriz energética global, bem como deve-se buscar nesse mesmo período dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.

A iniciativa da Ufersa está em sintonia com os principais debates sobre a necessidade de boas práticas de sustentabilidade e uso racional de energia. A instalação da Usina, além de contribuir na economia de energia elétrica, irá possibilitar que a Universidade lidere ações para o desenvolvimento sustentável da região semiárida e sirva de referência para outras instituições públicas e privadas.

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, agora quer ampliar a iniciativa e estender os painéis solares para os campi. “Com a Usina funcionando em Mossoró e gerando energia renovável e economia para o custeio da Universidade, pretendemos agora instalar outras usinas solares em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros e ampliar o parque solar no Campus Sede”, explicou o Reitor.

A inauguração oficial da Usina Solar Fotovoltaica da Ufersa será no dia 31 de janeiro, a partir das 9h, no Auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Campus Leste em Mossoró.

Acompanhe AQUI a produção em tempo real da Usina Fotovoltaica.

ENERGIA SOLAR EM ALTA

Painéis solares usados para energia renovável no Campus Sede, em Mossoró

A instalação da Usina Solar na Ufersa em Mossoró chega num momento oportuno e de crescimento da geração desse tipo de energia no país. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o ano de 2016 encerrou com um total de 7 mil sistemas instalados, um crescimento de 300% sobre o ano anterior. A expectativa para este ano é de continuidade do crescimento da inserção da fonte na matriz elétrica brasileira, segundo a entidade.

A ampliação da participação do BNDES com taxa de juros de longo prazo, além de outros incentivos, deve viabilizar financeiramente a instalação de mais projetos solares fotovoltaicos dentro do orçamento com energia elétrica das empresas. Isso significa mais oportunidade para a economia e também uma ótima alternativa de mercado para alunos das Engenharias Elétrica e de Energia.

Na Ufersa, as expectativas são animadoras para os alunos que já almejam trabalho e pesquisas nessa área. A Usina Solar instalada no Campus Leste em Mossoró também será um grande laboratório para esses estudantes, segundo o Reitor Arimatea Matos.

NÚMEROS –

580 painéis;