Mais 4 usinas solares são inauguradas; Ufersa tem a maior potência instalada de energia fotovoltaica entre as universidades federais

Gestão, Infraestrutura, Pesquisa 14 de junho de 2019. Visualizações: 3628. Última modificação: 17/06/2019 09:27:09

Módulos Solares instalados em Angicos. Cada campi da Ufersa recebeu 190 placas solares e 3 inversores / Foto Assecom Ufersa

Inauguração da Usina Solar do Prédio das Engenharias em Mossoró / Foto Assecom

Inauguração da Usina Solar em Angicos / Foto Assecom

A Ufersa deu um salto na sua produção de energia limpa. É que foram inauguradas as novas usinas solares fotovoltaicas instaladas nos 4 campi da Universidade. As entregas começaram pelo Campus Sede, em Mossoró, com o funcionamento da nova usina instalada na cobertura do prédio das engenharias. Ao todo, foram montadas 420 placas que juntas chegam a fornecer até 147 Kwp (killowatts de potência), uma energia suficiente para abastecer, por exemplo, o próprio prédio das engenharias que tem 4 pavimentos de salas e laboratórios. Esta é a quarta usina instalada só no campus sede. As outras estão em funcionamento na área do Cited, no telhado do Laboratório de Engenharias I e na área do Lado Leste antes do Prédio do Patrimônio.  Só em Mossoró, atualmente, são 1.062 placas solares gerando energia limpa.

Além disso, a Ufersa também fez a entrega oficial das usinas fotovoltaicas de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Cada Campi recebeu uma estação com 190 módulos e 3 aparelhos inversores que geram uma potência de pico total de 62,7 Kwp. Para se ter uma ideia da eficiência das novas usinas, só em Pau dos Ferros (que recebe uma alta insolação), a produção de energia durante o mês de maio foi suficiente para abastecer até 53 residências com um consumo médio de 150 Killowatts, o que gera uma economia de pouco mais de R$ 6 mil.

As novas Usinas Solares da Ufersa são frutos de emendas de bancada num investimento de cerca de R$ 1,2 milhão. O reitor, o professor José de Arimatea de Matos, participou de todas as inaugurações e agradeceu o apoio e o compromisso de sempre dos parlamentares com as ações das universidades públicas do estado, em especial, com a Ufersa. Ainda segundo o reitor, as novas usinas solares foram instaladas para gerar energia limpa, ajudar com os custos de luz da instituição e também para servir de laboratório de ensino e pesquisa para os alunos de todos os campi.

Inauguração da Usina Solar de Pau dos Ferros / Foto Assecom

Inauguração da Usina Solar de Caraúbas / Foto Assecom

“Essas novas usinas também ajudará a Ufersa a alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS. Inclusive fomos até premiados com essas iniciativas. E elas também foram pensadas para atender os nossos alunos, por isso que elas foram instaladas no solo em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Em Mossoró, colocamos no teto do prédio das engenharias porque já temos uma outra grande usina instalada no solo no nosso campus sede”, comentou o reitor.

Com as novas Usinas em funcionamento, a Ufersa mantém a vive-liderança na geração de energia solar entre as universidades federais. Segundo os professores do Programa Ufersa Ambiental, a Federal do Semi-Árido consegue gerar 504,3 Kw só com as suas placas solares. A Federal do Semi-Árido fica atrás apenas da Universidade Federal de Goiás. Depois da Ufersa, aparecem as Federais de Sergipe (com 206,2 Kw), de Santa Catarina e de Santa Maria (RS), cada uma com produção de 100 Kw.

UFERSA AMBIENTAL – A inauguração das novas placas solares aconteceu dentro da programação do III Workshop de Usinas Solares Fotovoltaicas que contou com palestras, mesas redondas, entre outras ações. Desde 2012 que a Ufersa vem buscando e investindo em ações de sustentabilidade dentro do programa Ufersa Ambiental. Segundo o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, Júlio César Rodrigues, que também integra o programa, tudo começou pela coleta seletiva solidária, depois veio a construção do Abrigo de Resíduos, considerado hoje um dos melhores do país. Além disso, segundo ele, a Ufersa também vem investindo na eficiência energética trocando as lâmpadas do campus de Mossoró por lâmpadas LED. “Temos o objetivo de conseguir recursos e trocar todas as lâmpadas dos 4 campi da Universidade por LED. Começamos trocando as lâmpadas de postes e canteiros e também de toda a Biblioteca Orlando Teixeira”, explicou Júlio.

USINA DE COMPOSTAGEM – Além das placas solares, a Ufersa está finalizando a instalação da sua Usina de Compostagem do Campus Sede. A previsão é que a nova estrutura entre em funcionamento até agosto. A Usina vai aproveitar os resíduos orgânicos do Restaurante Universitário e as podas e transformar em adubo para o pomar e outras plantações da universidade. A Usina também servirá de laboratório para os estudantes da Ufersa.