Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Mossoró encerra ciclo de formaturas com 350 novos profissionais pela Ufersa

Formatura 3 de março de 2020. Visualizações: 2310. Última modificação: 03/03/2020 16:51:08

Reitor José de Arimatea de Matos concede grau aos concluintes do semestre 2019.2 nos cursos de graduação do Campus Sede, em Mossoró. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

As fortes chuvas que caíram em Mossoró no último sábado, dia 29 de fevereiro, intervieram na realização da solenidade de Colação de Grau programada para acontecer no Centro de Exposições da Ufersa. O ato foi transferido para às 19h30 do dia 02 de março, quando 352 formandos de 21 cursos de graduação presencial e um da educação à distância receberam o título de nível superior. Uma noite prestigiada por autoridades da sociedade civil, membros da comunidade acadêmica, padrinhos, madrinhas, familiares e amigos.

Nominalmente, cada formando foi anunciado no cortejo inicial e, logo em seguida, apresentado ao magnífico reitor, professor José de Arimatea de Matos, pelo pró-reitor de Graduação da Ufersa, professor Rodrigo Nogueira de Codes. Esse momento é preparativo para a leitura do solene Juramento Protocolar, que foi representado pela formanda Valécia Dantas de Souza, do curso de Engenharia de Petróleo, e respondido em coro pelos formandos.

No banner, a estudante Zaira Cruz, morta em 2019, foi lembrada em um discurso contra feminicídio. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

Já ao concluinte Anderson de Sousa Duarte, do curso de Engenharia Elétrica, acompanhado de um representante de cada curso, coube a missão de solicitar a Outorga do Grau, um dos momentos mais importantes da solenidade, uma vez que, a partir de então, migram do status de “Formando” para “Formados”.

Professor Antônio Jorge Soares, recém aposentado da Universidade, foi o Paraninfo Geral das Turmas. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

Agora graduado em Ciência e Tecnologia, Pedro Igor de Souza Gois proferiu discurso na condição de Orador oficial, representando toda a assembleia. De início, ele relembrou a morte da estudante da Ufersa, Zaira Dantas Silveira Cruz, ocorrida no carnaval de 2019, alertando para a luta contra o feminicídio. Seguiu a fala destacando os esforços dos colegas, a dedicação dos professores, e sobretudo, refletiu sobre o papel profissional a partir de agora.

Em 2019, Universidade editou portaria instituindo luto oficial de três dias pela morte da estudante Zaira Cruz.

“O ser humano, que é obra-prima de toda profissão, sobre o qual não devemos esquecer de resguardar todo o respeito que lhe é pertinente. Assim, devemos sempre observar que existirão pessoas com sentimentos, pessoas que recorrem a nós como uma solução de seus problemas. Não é à toa que quando se fala que ‘devemos ser humanos’, remetemos ao grandioso sentimento de dar ao outro o melhor da gente, dar o melhor que queremos para a gente e o melhor que podemos dar!”, ponderou Pedro Igor.

O professor Antônio Jorge Soares, recém aposentado da Universidade, foi o grande homenageado da cerimônia com o convite a ser Paraninfo Geral das Turmas, condição que ele agradeceu, lisonjeado, fazendo questão de explicar a função do título. O discurso, organizado em uma grande aula de reflexões, rememorou a trajetória dos estudantes – dos esforços diários até o diploma, e ainda alertou para os desafios do mundo: difícil momento político e social, discurso moralista, ataque ao meio ambiente, às minorias, a virtualização da vida, mercado de trabalho, economia, violência, etc.

Esse mar de problemas mencionados foi contrastado com uma defesa enfática à Democracia e de sobremaneira à Universidade. “Muitos de seus parentes não terão a chance de estudar num ente público, gratuito e de qualidade”, disse ele, cuidadosamente enaltecendo: “a universidade não seria universidade, se não almejasse formar cidadãos conscientes de seus deveres e de seus direitos; […] a universidade não se propõe formar bestas, monstros transvestidos de formas humanas, mas formar pessoas humanas que sejam capazes de tornar este mundo bem melhor para todos”.

No Portal Ufersa, conheça a história do Paraninfo Geral em “Professor Antônio Jorge: um reconhecimento pela trajetória acadêmica, esportiva e de gestão“.

Aos pais, com carinho…

Solenidade de Colação de Grau em Mossoró lotou o Expoceter. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

A Colação de Grau dos cursos de graduação do Campus Sede fecha o ciclo de solenidades que já percorreu Pau dos Ferros (19/02), Caraúbas (20/02) e Angicos (27/02). Em todas as noites, as homenagens rendidas aos pais são sempre o ponto alto de emoção. Em Mossoró, o orador Pedro Igor quebrou o protocolo e iniciou os cumprimentos saudando seus pais, o agricultor Rildo Souza e a servidora pública municipal de Felipe Guerra Josiema de Sousa.

Vocês já são vitoriosos, mas a caminhada ainda continua. De cabeça erguida, lutem sempre e se coloquem no caminho do bem. Sejam éticos! Vivam e façam a diferença na vida de todas as pessoas que vocês encontrarem pelo caminho

José de Arimatea de Matos, reitor da Ufersa
Maria Mariana Xavier de Lima Medeiros, concluinte de C&T, resumiu toda gratidão na Homenagem aos Pais Presentes, momento em que relembrou a importância deles nessa conquista. “Desde o princípio vocês foram os orientadores que tivemos na vida, ensinaram-nos a andar, a falar, a escrever as primeiras palavrinhas e, acima de tudo, nos fizeram entender que a vida é cheia de dificuldades, mas que, nelas, poderíamos contar com vocês”.

Como quem lê uma carta, Diogo Costa e Silva, de Ciências Contábeis, direcionou palavras de gratidão na Homenagem aos Pais Ausentes. “Como toda conquista, sentimos uma grande vontade de compartilhar esta felicidade tão maravilhosa com aqueles que amamos, mas, infelizmente, nem todos os que amamos estão presentes aqui conosco neste dia, no entanto, nos alegramos pela certeza que estarão sempre presentes em nossos corações e que, se agora recebemos méritos e aplausos, a vocês devemos um agradecimento eterno por tudo o que fizeram e passaram para que nos tornássemos o que somos hoje”.

A solenidade foi encerrada pelo reitor José de Arimatea de Matos, que também fez questão de enaltecer o papel da família na formação dos novos profissionais. Ele citou a cozinheira Severina Lopo da Silva, mãe de Franklyn Lopo da Silva, concluinte de Administração que, “por onde passa, não esconde o orgulho em ver o filho estudando e, hoje, se formando na Ufersa. É o primeiro da sua família”.

Formados com Mérito Acadêmico

Concluintes que receberam Menção Honrosa pelo desempenho acadêmico. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa

Em meio a tanta emoção, um orgulho a mais para os 16 formando que receberam Menção Honrosa por terem concluindo o curso de graduação com desempenho de destaque, com média superior a 9 no Índice de Eficiência Acadêmica.

Foram eles: Nizomário Tayron (Administração), Renner Bento (Agronomia), Débora Virgínia (Biotecnologia), Francisco Roldineli (Contábeis), Ana Maria Félix (Direito), Juli Êmille (Agrícola e Ambiental), Cayssa Ágatha (Civil), Jardel Hugo (Petróleo), Wellerson Melo (Produção), Lucas Oliveira (Elétrica) Lili Pereira (Florestal), Lucas Silva (Mecânica) Breno Noronha (Zootecnia) e, em Ciência e Tecnologia, Breno Kaio, Jetro Pinheiro e Francisca Julimária.

Em números

Nos campi de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró, o ciclo de Colação de Grau gerou:

622 novos profissionais formados pela Ufersa;
6 solenidades de Colação de Grau;
27 concluintes receberam Menção Honrosa pelo desempenho acadêmico;
33 discursos foram proferidos;

Confira a solenidade de Colação de Grau nos campi da Ufersa.
Conheça os Cursos de Graduação da Ufersa.

Fotogaleria