Professor Antônio Jorge: um reconhecimento pela trajetória acadêmica, esportiva e de gestão

Formatura 17 de fevereiro de 2020. Visualizações: 2214. Última modificação: 17/02/2020 16:11:32

Professor Antônio Jorge será será Paraninfo Geral na colação de grau de Mossoró. | Foto: Arquivo Pessoal

Começa nesta quarta-feira, dia 19, em Pau dos Ferros, a programação das solenidades de colação de grau dos cursos de graduação das turmas concluintes no semestre letivo de 2019.2. Na quinta, dia 20, é a vez de Caraúbas, seguindo por Angicos, no dia 27 e, para encerrar, o ato acontece em Mossoró no dia 29, sábado, no Centro de Exposições Eneás Negreiros – Expocenter.

O Campus Sede concentra o maior número de formandos, cerca de 350 concluintes em 21 cursos de graduação. Entre os homenageados da noite em Mossoró estará o professor Antônio Jorge Soares, recém aposentado, escolhido Paraninfo Geral das turmas.

Natural de Natal, Antônio Jorge graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), instituição na qual também concluiu a Especialização em Lógica, Filosofia e Metodologia da Ciência (1990). Cursou mestrado em Filosofia pela Unicamp (1993), com provação para o doutorado já no Exame de Qualificação, um feito inédito depois de 16 anos naquela instituição. Com Distinção e Louvor acrescido da nota 10 pelos cinco integrantes da banca, concluiu o doutoramento em 1995.

Foi aprovado no primeiro concurso público para o Magistério do RN em 1985, iniciando na Escola Normal “Instituto Presidente Kennedy”, em Natal. Dois anos depois chegou em Mossoró para lecionar na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, vindo a se tornar o primeiro professor doutor da instituição, contribuiu com a implantação de cursos, atuou em áreas administrativas e na pós-graduação. Também passou pelas escolas Aída Ramalho Cortez Pereira e Colégio Estadual Jerônimo Rosado.

Na Ufersa, a trajetória efetiva aconteceu em 2006, quando aprovado em primeiro lugar para lecionar a disciplina de Filosofia da Ciência e Metodologia Científica. Na nova casa, coordenou três versões das atividades técnico-científicas inerentes à Export Fruit.

Professor Antônio Jorge trouxe para a Ufersa o Karatê Shotokan, modalidade na qual soma 19 títulos brasileiros | Foto: Arquivo Pessoal

Atuou fortemente na política de graduação, tendo sido colaborador do Projeto Pedagógico do Bacharel em Ciência e Tecnologia, integrou a comissão para Estudo de Viabilidade do curso de Medicina, foi um dos dois elaboradores do Projeto Pedagógico do Curso de Direito, elaborador da primeira versão do Projeto Pedagógico do Curso de Educação do Campo.

Na área de gestão e administrativo, ocupou diversos cargos. Foi vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais, antigo DACS; presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos – CPPS, desde 2012, deixando a função para se aposentar e membro titular no Conselho Universitário por quatro mandatos.

Ao longo da vida acadêmica, acumulou inúmeras publicações acadêmicas e partição editorial. É autor de seis livros acadêmicos, colaborador da Revista Caatinga; integrante do corpus de editores da Revista Direito e Liberdade da Escola de Magistratura do RN (2005 a 2018), consultor Ad hoc de várias Revista Acadêmico-Científica nacionais. Realizou vinte e três orientações de trabalhos acadêmicos de términos de curso na graduação e Pós.

Além da longa e exitosa trajetória acadêmica, professor Antônio Jorge é notório reconhecido pelo exemplo esportivo. Há 43 anos pratica Karatê Shotokan, modalidade na qual soma 19 títulos brasileiros, 18 deles em competições individuais; dois títulos pan-americanos; três títulos paulistas e uma participação no Mundial do Japão, Yokohoma, em 94.

É aluno do renomado Mestre Japonês Sadamu Uriu, hoje com 90 anos, e oficialmente o introdutor do Karatê no Brasil. Atualmente é faixa-preta do 6º Dan, formado pelo Japão, sendo um dos únicos três brasileiros nesta modalidade com diploma expedido pelo Japão.

Acompanhe as informações sobre a maratona de Colação de Grau – 2019.2.