A Equipe Cactus Baja da Universidade Federal Rural do Semi-Árido encerra a Competição Baja Sae Brasil – Etapa Nordeste em primeiro lugar entre as 22 equipes inscritas na décima quarta edição, que aconteceu de primeiro a três de novembro, em Salvador, na Bahia. Com o resultado, a Ufersa garante o tricampeonato, repetindo a liderança de 2016 e 2018.
As equipes são avaliadas em 12 critérios divididos nas modalidades Estática e Dinâmica. A Equipe da Ufersa garantiu 1º lugar nos critérios Gestão, Aceleração, Retomada de Velocidade e Enduro de Resistência. Esse último é considerado a prova mais nobre e visa averiguar qual dos carros consegue dar mais voltas no circuito. O protótipo do Cactus fechou a maratona com 70 voltas, 15 a mais que o segundo colocado.
O bom desempenho ainda se repetiu nos critérios de Sistemas de Vendas (4º), Suspensão (2º), Manobrabilidade (4ª) e Prova Superprime (3º). O resultado final é fechado levando em consideração ainda os critérios de Projeto, Conforto do Carro, Tração e Segurança do Carro, que não gera pódio, mas é eliminatória.
Para participar da competição, a equipe investiu em um protótipo desenvolvido e montado nos laboratórios de engenharias da Ufersa, custeado com orçamento da instituição, apoio de patrocinadores e recursos oriundos de eventos promovidos pelos estudantes. Modesto Valci, aluno do 9º período do curso de Engenharia Mecânica, ressalta que a resistência do carro levado pela Ufersa é um dos elementos fortes para a obtenção dos bons resultados. O carro foi considerado o mais rápido e veloz da competição.
A Equipe Cactus Baja é formada por 15 estudantes matriculados entre os 2º e 10º período dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica. Eles estão organizados hierarquicamente com um Capitão e Vice-capitão da equipe, 3 gerentes (administrativo, projetos e manufatura), líderes de equipes e demais membros.
Desde a primeira participação na Etapa Nordeste, em 2012, a equipe sempre finalizou as competições entre as 5 primeiras colocadas. O grupo fecha 2019 com a melhor temporada da história: garantiu o 3º lugar no pódio da competição nacional, que aconteceu em fevereiro, em São Paulo e, em junho, em Nova York, o 7º lugar na competição mundial.
Modesto Valci, há quase dois anos integrando a Equipe, participou de duas conquistas regionais, da nacional e da mundial. Hoje, responde pela gerência administrativa e a liderança das equipes de Planejamento e Freios e, segundo ele, o mais gratificante das conquistas é receber o resultado do esforço. “É muito interessante acompanhar o esforço da equipe ao longo do ano inteiro e vê os frutos do nosso trabalho na competição. A gente quase não tem férias, feriado ou fim de semana. É um trabalho intenso e, por isso, ficamos lisonjeados pelo resultado de cada esforço”, destaca Modesto Valci.
Ufersa na elite da competição
Entre as equipes da Etapa NE, a Ufersa está no grupo das três instituições (juntamente com a UFPE e Unifacs) representada com mais de uma equipe inscrita na competição. Além da Cactus Baja, a Equipe Caraubaja SAE, formada por estudantes do Campus Caraúbas, também participou e fechou a competição assegurando o 5º lugar na classificação geral.
Processo Seletivo
A Equipe Cactus Baja está com processo seletivo aberto até esta terça-feira, dia 5 de novembro, para selecionar novos integrantes. Podem se inscrever os estudantes da Ufersa matriculados nos cursos de Ciência e Tecnologia, das engenharias Mecânica, Elétrica, Química, Petróleo, Ciência da Computação, Administração e Contábeis.
Os interessados devem acompanhar o perfil da equipe no Instagram (@equipecactusbaja) e, na Bio, acessar o Formulário de Inscrição. É preciso enviar o Histórico Acadêmico atualizado.
Confira a classificação geral das equipes.
Entenda a competição SAE Brasil.
Conheça os carros usados na competição pelas equipes da Ufersa: “Severo 2.0” Caraúbaja; e o “CB 20” Cactus Baja.