Equipe Caraubaja da Ufersa Caraúbas lança “Severo 2.0” para as competições da SAE BRASIL

Extensão 16 de outubro de 2019. Visualizações: 1605. Última modificação: 16/10/2019 18:59:00

Os 21 integrantes da Equipe CARAUBAJA da Ufersa Caraúbas / Foto cedida

A equipe Caraubaja da Ufersa Caraúbas lançou na noite desta terça, dia 15, o protótipo Severo 2.0. O carro baja da equipe está pronto e também irá disputar a etapa regional da Competição SAE BRASIL marcada para acontecer em novembro em Salvador (BA).

Segundo a equipe, o Severo 2.0 utiliza a CVT Gaged GX9 para conseguir uma maior eficiência dinâmica. Visando a redução de massa e a otimização do veículo, foi confeccionada uma proteção do CVT com um composto polímero híbrido carbono/aramida. Ainda de acordo com a equipe, a proteção do CVT passará a contar com um sistema de resfriamento a ar forçado, reduzindo a temperatura de trabalho e garantindo uma maior eficiência.

A turma do Caraubaja também inovou na parte elétrica do carro, com sensores para captação de RPM, velocidade, temperatura e combustível do protótipo. O lançamento do Severo 2.0 aconteceu no próprio Campus da Ufersa em Caraúbas e foi acompanhado pelo diretor do Campus, o professor Daniel Freitas Freire Martins, além de professores e estudantes. Após o lançamento, o baja de Caraúbas circulou pelo Campus para demonstrar o desenvolvimento do carro e também a sua nova carenagem. Nesta quarta, o baja foi encaminhado para Salvador, via transportadora parceira da equipe.

O projeto Caraubaja foi fundado em 2015 por alunos e professores do Campus de Caraúbas. Atualmente, a equipe conta com 21 integrantes e tem como capitão, o estudante Nilson Silva, e como vice-capitão, Samuel Carvalho.

Severo 2.0, o novo protótipo da Equipe CARAUBAJA / Foto cedida
Motor do Severo 2.0 / Foto cedida