Equipe Cactus da Ufersa lança mais um protótipo do baja para competições da SAE BRASIL

Estudante, Extensão 12 de outubro de 2019. Visualizações: 2228. Última modificação: 12/10/2019 18:26:35

Integrantes da equipe Cactus ao lado das autoridades universitárias durante foto oficial / foto Eduardo Mendonça

A equipe Cactus Baja da Ufersa em Mossoró lançou na noite desta sexta, dia 11 de outubro, o protótipo CB 20 que irá disputar as próximas competições da SAE BRASIL. O novo baja da equipe apresenta um novo chassi com redução de redução de massa; suspensão traseira Swing axle; suspensão dianteira duplo A; redutor primário CVT e redutor secundário caixa de redução.

Protótipo CB 20 da equipe Cactus. O primeiro desafio do baja será a competição regional SAE BRASIL em Salvador / Foto Eduardo Mendonça

Depois do lançamento o público pôde conferir o baja circulando pelas ruas do campus da Ufersa em Mossoró / Foto Eduardo Mendonça

O CB 20 foi lançado no Auditório Amâncio Ramalho na presença dos integrantes da equipe e também do Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto; do Vice-Diretor do Centro de Engenharias, o professor Jardel Dantas; e do Coordenador do projeto, o professor Zoroastro Torres Vilar.

No lançamento, o capitão da equipe, o estudante Gustavo Krause, nominou todos os integrantes da equipe Cactus e agradeceu o empenho no projeto, que tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e de vários parceiros e patrocinadores. Após o lançamento, a equipe colocou o carro para circular no campus. Quem estava na Ufersa, pôde conferir a desenvoltura e o novo barulho do motor do carro baja, que também ganhou uma nova carenagem com tons branco e azul.

Com o baja lançado, a equipe se prepara para o primeiro desafio que será a competição regional marcada para acontecer de 1º a 3 de novembro, em Salvador/BA. Em março de 2020, acontece a etapa nacional em São José dos Campos/SP.

EQUIPE CACTUS – A Equipe Cactus Baja da Ufersa surgiu no ano de 2011 com iniciativa de 4 alunos que buscavam criar um projeto de extensão com a finalidade de colocar em prática o que era aprendido em sala de aula. Foi a partir daí que nasceu o projeto Baja na Universidade.

Já são oito anos de participação em competições organizadas pela SAE BRASIL. Na última temporada, a equipe obteve o 1º lugar na competição Regional, consagrando-se bicampeã regional; o 3º lugar na competição Nacional, conquistando assim a tão sonhada vaga para o mundial. Na etapa internacional, a equipe da Ufersa obteve o 7º lugar na competição, sendo atualmente uma das dez melhores equipes de baja do mundo.

Em quase uma década de atividades, já passaram mais de 200 integrantes pelo projeto, sendo todos alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, liderados pelos seguintes capitães: Ramon Rudá, Vinícius Mafra, Arthur Sales, Yuri Rebouças, Talison Dukakis, Dácio Rebouças, William Lopes, Thiago Régis, Cauê Coelho, Albeni Gurgel, Wictor Guilherme e atualmente pelo capitão Gustavo Krause.

Gustavo Krause, capitão da equipe / Foto Eduardo Mendonça
Vice-Reitor Domingues Fontenele / Foto Eduardo Mendonça
Professor Jardel Dantas, vice-diretor do Centro de Engenharias / Foto Eduardo Mendonça
Protótipo sendo testado na noite de lançamento / Foto Eduardo Mendonça