A Ufersa oferece uma ampla programação durante a 21ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, órgão vinculado ao Ministério da Cultura – MINC, de 15 a 21 de maio.
Pinacoteca e Memorial Ufersa Mossoró – PIM
Dentre as atividades que serão desenvolvidas na Instituição, será apresentado à comunidade acadêmica e à sociedade em geral os trabalhos de criação da Pinacoteca Memorial Ufersa – PIM. A unidade ficará sediada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede, em Mossoró, que está recebendo obras de adequação. A escolha do espaço privilegia as características históricas da construção que, inaugurado em 1967, foi o primeiro prédio erguido para sediar a ESAM, instituição que dá origem da Ufersa.
A Universidade deliberou uma comissão que está trabalhando no acompanhamento da reforma, na organização do acervo e na regulamentação institucional da PIM. A Pinacoteca deverá receber parte do acervo da professora aposentada da Esam/Ufersa, Isaura Rosado, que conta com mais de mil obras de artes – incluindo pinturas, tapeçaria e esculturas – colecionadas ao longo dos últimos 30 anos. Já para o Acervo da Esam – Ufersa está sendo pensada a organização do patrimônio memorial da instituição a partir das fotografias, documentos em vídeos, reportagens, recortes de jornais, documentos históricos e objetos como placas, troféus, livro de ouro, livros de atas que dão conta da criação e dos primeiros anos de funcionamento da ESAM.
A História de Mossoró contada pela Coleção Mossoroense
A Coleção Mossoroense é um dos mais importantes e tradicionais selos editoriais do Nordeste. Criada nos idos de 1948, na esteira do surgimento da Biblioteca Pública Municipal de Mossoró, a iniciativa acumula um acervo bibliográfico composto de livros, boletins, periódicos e cordel. Parte desse arquivo integra o Setor de Coleções Especiais do Sistema de Bibliotecas da Ufersa – SISBI, que durante a Semana Nacional dos Museus estará disposto de modo a contar fatos importantes da história de Mossoró.
Os livros da Coleção serão colocados à disposição dos visitantes no Setor de Circulação da Biblioteca Orlando Teixeira – BOT, Lado Leste do Campus Sede, em Mossoró, destacando temas marcantes, como, por exemplo, a Resistência de Mossoró ao Bando de Lampião, Abolição da Escravatura, criação da ESAM, relatos sobre as secas da região e outros fatos históricos. A visitação acontece durante o funcionamento da Biblioteca, das 7h às 21h.
Saiba mais sobre a Coleção Mossoroense.
Visitação guiada no Herbário da Ufersa – MOSS
A edição deste ano da Semana Nacional dos Museus traz como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” para destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade. Neste sentido, o Herbário Dárdano de Andrade Lima – MOSS/UFERSA abre suas portas para receber visitações guiadas de escolas e grupos.
Reconhecido internacionalmente com o acrônimo MOSS, a unidade foi fundada na década de 80 por meio do Projeto Flora do Nordeste. O acervo temático possui cerca 10 mil cultivares, sendo 90% dos registros provenientes do Rio Grande do Norte. O Herbário MOSS está aberto para empréstimos, permutas, doações e identificações.
Saiba mais sobre o MOSS da Ufersa.
Painel “Semiárido”
![](https://i0.wp.com/assecom.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/24/2023/05/Predio-Central_-ESAM.jpg?resize=550%2C367&ssl=1)
Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede, em Mossoró, é a primeira construção da ESAM. Foto: Arquivo/Ufersa
O Prédio Central é um dos marcos da fundação da ESAM/Ufersa. Nele estão afixadas as placas de formatura das primeiras turmas de concluintes da ESAM e também uma intervenção artística do pintor Newton Navarro, que deverá ser restaurada dentro do plano de recuperação e adequação do Prédio Central. Newton Navarro Bilro foi dramaturgo, poeta, desenhista e pintor brasileiro respeitado na cena artística internacional.
Redes Sociais
A programação também se estende, ao longo da semana, nos canais da Universidade nas Redes Sociais. Será divulgado no dia 18 o primeiro trailer do documentário “Ufersa já foi Esam“, uma produção editada pela Assessoria de Comunicação da Ufersa, com previsão de lançamento para Agosto, em alusão ao aniversário de transformação da ESAM em Ufersa, evidenciando a memória dos primeiros servidores da Instituição.
Também no dia 18, quinta-feira, às 15h, será transmitida uma live com a professora convidada Carolina Ruoso, debatendo com a professora Gerciane Maria da Costa Oliveira, da Ufersa, sobre Museus “Universitários de Arte”. Carolina Ruoso é professora de Teoria e História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos cursos de Museologia, Artes Visuais e Conservação e Restauração.