Primeiro prédio da instituição irá sediar Pinacoteca e Memorial Ufersa

Gestão, Infraestrutura 9 de março de 2023. Visualizações: 443. Última modificação: 09/03/2023 14:36:35

Equipe técnica e professores em reunião para implantação da Pinacoteca e Memorial Ufersa. Foto cedida

Seguem avançados os trabalhos para implantação da Pinacoteca e Memorial Ufersa Mossoró – PIM, que ficará sediada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Sede. A escolha do espaço privilegia as características históricas da construção, que, inaugurado em 1967, foi o primeiro prédio erguido para sediar a ESAM, instituição que dá origem da Ufersa.

A ideia de um Espaço Cultural na universidade há anos é defendida pelo corpo de professores e administrativo da instituição. Inclusive o arquiteto Paolo já desenvolveu com a equipe da infraestrutura um projeto para este fim.

Isaura Amelia, professora aposentada da UFERSA em visita à instituição para doar o livro “Isaura Amélia – coleção de arte”, editado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar, iniciou uma conversa que resultou numa proposta de entrega em comodato da coleção. Esta proposta já recebeu parecer favorável da Procuradoria Geral da União e deve ser submetida às demais instâncias universitárias.

Para início dos trabalhos foi criada uma comissão que discutiu esse tema com a participação de docentes do campus de Pau dos Ferros e é justamente neste momento que surge a ideia de disponibilizar, em comodato, a coleção de arte. O acervo conta com mais de 1.111 obras de artes, incluindo pinturas, esculturas, objetos adquiridos por doação e por compra, ao longo dos últimos 30 anos.

Já o Acervo da Esam – Ufersa é formado por fotografias, documentos em vídeos, reportagens, recortes de jornais, documentos históricos e objetos como placas, troféus, livro de ouro, livros de atas que dão conta da criação e dos primeiros anos de funcionamento da ESAM, no que concerne a sua diretoria, corpo docente, discente e técnico administrativo.

Para acomodar todo esse material, o espaço físico está em obra para adequação e melhoria das instalações. Estima-se que ainda neste ano seja aberto para visitação. O investimento de R$ 450 mil destinado à implantação da Pinacoteca é oriundo de Emenda Parlamentar do então Deputado Federal Beto Rosado.

A professora Gerciane Maria da Costa Oliveira, membro da Comissão de implantação do MUPIM, destaca a importância de um espaço cultural desta envergadura na Universidade. “Os museus não estão mais só neste lugar de exposição que, tradicionalmente, estamos habituados a remetê-los. Hoje, eles se constituem também de um espaço destinado à formação, à difusão e à promoção da cultura. No caso em específico de um museu universitário sua função busca cumprir o tripé ensino, pesquisa e extensão, com a utilização do acervo como base para pesquisas e ações de ensino, programação de cursos e atividades direcionadas aos diferentes públicos, internos e externos à Universidade”.

Prédio Central, Lado Oeste, em reforma para receber Pinacoteca e Memorial Ufersa. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
Equipe técnica e professores envolvidos na implantação da Pinacoteca e Memorial Ufersa. Foto cedida