Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em Caraúbas, irmãs se formam juntas na primeira turma de Letras Português

Formatura 15 de julho de 2022. Visualizações: 1056. Última modificação: 15/07/2022 16:14:09

As irmãs Flaviana (esq.) e Fernanda (dir.), ao lado da família, durante solenidade de colação de grau em Caraúbas. As duas se formaram juntas na primeira turma de Letras Português. Foto: Passos Jr./Assecom/Ufersa

A programação com as solenidades de colação de grau nos três campi da Ufersa fechou esta quinta-feira, dia 14 de julho, em Caraúbas, com a formatura de 88 concluintes dos cursos de Ciência e Tecnologia (Integral e Noturno), dos cursos de Letras (Inglês, Português e Libras) e as Engenharias (Civil, Elétrica e Mecânica). A cerimônia foi presidida pela reitora da Ufersa, professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, e contou com a presença de autoridades acadêmicas, professores, servidores técnicos administrativos, terceirizados, familiares e amigos dos formandos que lotaram o auditório do campus.

Auditório lotado acompanha Colação de Grau dos cursos do Campus Caraúbas. Foto: Passos Jr./Assecom/Ufersa

A solenidade teve início por volta das 19h com a apresentação nominal dos concluintes e seus respectivos padrinhos e madrinhas. O momento é de muita emoção e alegria para todas(os), mas, nesta noite, em especial, foi em dose dupla para o senhor Francisco Araújo Santos ao entrar ladeado pelas duas filhas que se formaram juntas.

“É uma situação bem diferente. Duas de uma vez, a alegria é bem maior”, confessa ele, acompanhado das filhas Fernanda Monicléia dos Santos Pereira, 26 anos, e Flaviana Luzia da Silva, 25 anos. Na trajetória da família paterna e também na da família da mãe, Magjania Luzia da Silva, elas são as duas primeiras a terem acesso a um curso de ensino superior. Um marco para a família e para a Ufersa, pois elas integram a primeira turma de concluintes do Curso de Letras Português do Campus Caraúbas.

À Flaviana Luzia coube a missão de traduzir todos os sentimentos da noite em seu discurso. “Eu e minha irmã Fernanda fizemos escolhas nos estudos que estimularam nossos pais a renunciar a harmonia do lar no campo para nos acompanhar nesta cidade, somos filhas de um casal de agricultores dessa terra, mestres na dedicação, graduados em renúncia e, por isso, comemoram hoje, em um único dia, a formação de duas filhas professoras licenciadas em Língua Portuguesa”.

Na condição de oradora das turmas, ela relembrou as inseguranças do início da graduação, os desafios do percurso, mas também as partilhas do estudo e os ensinamentos dos professores. “A aprendizagem se constitui a partir de grandes inícios, mas somente ao final de um ciclo é possível visualizar os resultados”, pontua Flaviana. Ao finalizar sua fala, dirigiu-se aos colegas desejando coragem e sensibilidade “ao olhar para a vida e para o nosso amanhã”.

BAIXE AQUI e leia a íntegra do discurso de Flaviana Luzia, oradora da cerimônia.


Juramento em Libras

Imagens: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa

Um dos ritos mais importantes da solenidade de colação de grau se dá no momento do juramento, lido por um representante dos concluintes e respondido por eles, em coro, ao final, com a confirmação. Coube ao jovem formando Victor Lopes Bezerra, do curso de Letras Libras, interpretá-lo no Língua Brasileira de Sinais, enquanto intérpretes lia o juramento para a assembleia.

Consciente da responsabilidade que me é conferida, prometo, no exercício da minha profissão, consagrar o melhor do meu espírito e o máximo de minhas energias ao desenvolvimento da humanidade, para promover o bem-estar e a evolução da sociedade, a preservação da natureza, o progresso e a grandeza da pátria, mantendo elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos éticos, da legalidade e da moral.

Juramento

Depois de jura feita, cinco estudantes foram convidados a subir no palco para receber uma homenageia pelo bom desempenho acadêmico durante a permanência em seu respectivo curso. O destaque foi para Francisco Danilson (Elétrica), John David (Mecânica), Edson Alves (CeT), Victor Lopes (Libras) e Antônio Bezerra (Português). Na sequência, todos os concluintes receberam a outorga do grau concedido pela presidência da cerimônia e, a partir de então, mudam o status para “Formados”.

As turmas concluintes homenagearam o professor de Língua Portuguesa Fernando da Silva Cordeiro como Paraninfo da noite e a homenagem aos pais foi lida pela concluinte3 marcos Felipe Lima da Silva, do curso de CeT.

Acompanhe o calendário das colações de grau do semestre 2021.2 em Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró.
Confira a lista dos concluintes do semestre 2021.2.
Saiba mais na página do Campus Caraúbas.

Fotogaleria

Solenidade de Formatura dos cursos de graduação do Campus Caraúbas, semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa
Solenidade de Formatura dos cursos de graduação do Campus Caraúbas, semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa
Solenidade de Formatura dos cursos de graduação do Campus Caraúbas, semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa
Solenidade de Formatura dos cursos de graduação do Campus Caraúbas, semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa
Solenidade de Formatura dos cursos de graduação do Campus Caraúbas, semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa