Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ampliação da EaD, vinda de professores visitantes e consolidação dos cursos da UFERSA são pautas no MEC

Gestão 4 de fevereiro de 2022. Visualizações: 3287. Última modificação: 04/02/2022 19:49:03

Na Secretaria de Educação Superior (SESU) a reitora Ludimilla Oliveira participa de reunião com o secretário, Wagner Villas Boas/Foto: Cedida

Uma semana de reuniões e contatos administrativos em Brasília voltados para o crescimento e consolidação dos cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim resumiu a reitora Ludimilla Oliveira após concluir nessa sexta-feira, 4, a agenda administrativa na capital federal para acompanhar os projetos da instituição em tramitação no Ministério da Educação (MEC).

O aumento da oferta de cursos e de vagas na modalidade de educação a distância, por exemplo, foi um dos assuntos tratados na CAPES, com o diretor de educação básica e a distância, Carlos Lenuzza. Ainda neste semestre, a UFERSA irá ganhar mais dois polos EaD. Um em Serra de São Bento e outro em Santo Antônio. “São dois municípios onde teremos os novos Campi da Universidade”, adiantou.

A reitora também tratou ainda sobre a ampliação do convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), voltado para oferta de graduação a distância para os presídios federais. Atualmente, a UFERSA conta com uma turma de 18 internos na Penitenciária Federal de Mossoró cursando licenciatura em Matemática. A ideia é expandir o projeto para os demais presídios federais do país, tendo a UFERSA como protagonista da ação de inclusão educacional para os apenados.

Ao lado do ministro, Milton Ribeiro, reitora Ludimilla Oliveira participa da oficialização do piso nacional dos professores da educação básica/Foto: Cedida

Ainda em Brasília, a professora participou do lançamento de editais voltados para o aumento de vagas EaD em todo o país e, do lançamento do Programa de Formação de Professores a Distância. Na ocasião, foi assinada a Portaria que oficializa o reajuste de 33,24%, no piso salarial dos professores da educação básica, A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro e, do ministro da educação, Milton Ribeiro.

A reitora ressaltou a importância da iniciativa uma vez que são os professores da educação básica que formam os discentes que ingressam no ensino superior. “É momento também para muitos contatos com o pessoal do MEC presente na solenidade”, frisou.

Reitora Ludimilla Oliveira e o secretário da SESU, Wagner Villas Boas/Foto: Cedida

Já na Secretaria de Educação Superior (SESU), a reitora despachou com o secretário, Wagner Villas Boas, onde tratou da criação dos novos campi: Serra de São Bento, com os cursos de Agronomia e Turismo e, Santo Antônio com cursos voltados para as licenciaturas.

O curso de Arquitetura em Mossoró, a licenciatura em Física e Direito em Pau dos Ferros também estiveram na pauta da reunião com o Wagner Villas Boas. “Estamos finalizando a formatação do curso de Arquitetura de Mossoró, com o projeto político pedagógico quase concluído, recebemos a liberação para a contratação de professores o que vai possibilitar a abertura do curso ainda no decorrer do ano em Mossoró”, anunciou. A reitora frisou ainda que esse novo curso não interfere no andamento do curso existente em Pau dos Ferros. Desta forma, a UFERSA passará a contar com dois cursos de Arquitetura (Pau dos Ferros e Mossoró).

Carlos Lenuzza, diretor da EaD, a reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira e a presidente da Capes, Claudia Tolledo/Foto: Cedida

Outro ponto importante tratado em Brasília foi sobre a abertura de edital para a contratação de professores visitantes. A UFERSA será beneficiada com 18 vagas o que vai incrementar os programas de pós-graduação da instituição. O referido edital será publicado na próxima semana. A ideia é melhorar e fortalecer a pós-graduação com incentivos para os cursos de mestrado e doutorado.

Com relação à implantação do curso de Medicina em Angicos e Caraúbas, as tratativas estão em andamento com previsão de sinalização para o segundo semestre. Outra reivindicação levada pela reitora ao secretário Wagner Villas Boas foi sobre a necessidade de ampliação dos códigos de vagas para os demais cursos da UFERSA. “Desde que assumimos a gestão tivemos a conquista de uma média de 40 novos códigos de vagas para professores pelo MEC”, lembrou agradecendo o apoio que a UFERSA vem recebendo por parte do Ministério da Educação.

Ainda em Brasília, a professora participou da criação da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS), assumindo a secretaria executiva da nova entidade de gestores das universidades. Veja AQUI.