Uma semana de reuniões e contatos administrativos em Brasília voltados para o crescimento e consolidação dos cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Assim resumiu a reitora Ludimilla Oliveira após concluir nessa sexta-feira, 4, a agenda administrativa na capital federal para acompanhar os projetos da instituição em tramitação no Ministério da Educação (MEC).
O aumento da oferta de cursos e de vagas na modalidade de educação a distância, por exemplo, foi um dos assuntos tratados na CAPES, com o diretor de educação básica e a distância, Carlos Lenuzza. Ainda neste semestre, a UFERSA irá ganhar mais dois polos EaD. Um em Serra de São Bento e outro em Santo Antônio. “São dois municípios onde teremos os novos Campi da Universidade”, adiantou.
A reitora também tratou ainda sobre a ampliação do convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), voltado para oferta de graduação a distância para os presídios federais. Atualmente, a UFERSA conta com uma turma de 18 internos na Penitenciária Federal de Mossoró cursando licenciatura em Matemática. A ideia é expandir o projeto para os demais presídios federais do país, tendo a UFERSA como protagonista da ação de inclusão educacional para os apenados.
Ainda em Brasília, a professora participou do lançamento de editais voltados para o aumento de vagas EaD em todo o país e, do lançamento do Programa de Formação de Professores a Distância. Na ocasião, foi assinada a Portaria que oficializa o reajuste de 33,24%, no piso salarial dos professores da educação básica, A solenidade aconteceu no Palácio do Planalto com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro e, do ministro da educação, Milton Ribeiro.
A reitora ressaltou a importância da iniciativa uma vez que são os professores da educação básica que formam os discentes que ingressam no ensino superior. “É momento também para muitos contatos com o pessoal do MEC presente na solenidade”, frisou.
Já na Secretaria de Educação Superior (SESU), a reitora despachou com o secretário, Wagner Villas Boas, onde tratou da criação dos novos campi: Serra de São Bento, com os cursos de Agronomia e Turismo e, Santo Antônio com cursos voltados para as licenciaturas.
O curso de Arquitetura em Mossoró, a licenciatura em Física e Direito em Pau dos Ferros também estiveram na pauta da reunião com o Wagner Villas Boas. “Estamos finalizando a formatação do curso de Arquitetura de Mossoró, com o projeto político pedagógico quase concluído, recebemos a liberação para a contratação de professores o que vai possibilitar a abertura do curso ainda no decorrer do ano em Mossoró”, anunciou. A reitora frisou ainda que esse novo curso não interfere no andamento do curso existente em Pau dos Ferros. Desta forma, a UFERSA passará a contar com dois cursos de Arquitetura (Pau dos Ferros e Mossoró).
Outro ponto importante tratado em Brasília foi sobre a abertura de edital para a contratação de professores visitantes. A UFERSA será beneficiada com 18 vagas o que vai incrementar os programas de pós-graduação da instituição. O referido edital será publicado na próxima semana. A ideia é melhorar e fortalecer a pós-graduação com incentivos para os cursos de mestrado e doutorado.
Com relação à implantação do curso de Medicina em Angicos e Caraúbas, as tratativas estão em andamento com previsão de sinalização para o segundo semestre. Outra reivindicação levada pela reitora ao secretário Wagner Villas Boas foi sobre a necessidade de ampliação dos códigos de vagas para os demais cursos da UFERSA. “Desde que assumimos a gestão tivemos a conquista de uma média de 40 novos códigos de vagas para professores pelo MEC”, lembrou agradecendo o apoio que a UFERSA vem recebendo por parte do Ministério da Educação.
Ainda em Brasília, a professora participou da criação da Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil (AFEBRAS), assumindo a secretaria executiva da nova entidade de gestores das universidades. Veja AQUI.