Criada Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil – AFEBRAS

Gestão 3 de fevereiro de 2022. Visualizações: 3210. Última modificação: 03/02/2022 19:15:22

Criação da Associação dos Reitores das Universidades do Brasil contou com a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro/Foto: MEC

O país já conta com a Associação dos Reitores das Universidades Federais do Brasil, a AFEBRAS. A assembleia de criação na nova entidade aconteceu na manhã desta quinta-feira, 3, no Ministério da Educação, com a presença do ministro Milton Ribeiro. A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professora Ludimilla Oliveira, participou da a solenidade.

Na ocasião, os reitores presentes indicaram o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Cândido Albuquerque, para presidir a Assembleia Geral e, a reitora da UFERSA, professora Ludimilla Oliveira, para secretariar os trabalhos.

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, e a reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira/Foto: MEC

“A AFEBRAS tem a sua importância por proporcionar diálogo com as demais associações com um trabalho focado no desenvolvimento das universidades. É uma entidade que surge para somar”, considerou a reitora Ludimilla. Até o momento integram a AFEBRAS as seguintes universidades: UFERSA, UFC, UNIVASF, UNIFEI, UFVJM e UFRA.

No decorrer dos trabalhos, os reitores aprovaram por unanimidade a constituição da nova Associação, aprovaram o Estatuto Social e também elegeram os membros para os órgãos da administração da AFEBRAS. Para o Conselho Fiscal foram eleitos os reitores Herdjania Veras Lima, reitora da Universidade Federal Rural da Amazonas (UFRA); Paulo César Fagundes Neves, reitor da Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF) e, Janir Alves Soares, reitor da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), para um mandato de dois anos.

Para a Diretoria Executiva foi eleito como presidente, o reitor José Candido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, da UFC e, como vice-presidente, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Edson da Costa Bortoni. Na Secretaria Executiva a reitora da UFERSA, Ludimilla Oliveira. Todos, para mandato de um ano.

A AFEBRAS contará com um quadro funcional composto por um administrador e um assistente administrativo. A Assembleia Geral também estabeleceu contribuição anual para instituições de R$ 10 mil, R$ 12.500,00 e, R$ 15.000,00, respectivamente, para as universidades com até 12 mil alunos, maior que 12 e a 20 mil alunos e, superior a 20 mil alunos.

Gestores comemoram criação da Associação dos Reitores das Universidades do Brasil/Foto: Cedida