Licenciatura em Pedagogia forma primeira turma em Angicos

Formatura 12 de julho de 2022. Visualizações: 1146. Última modificação: 13/07/2022 07:29:05

Solenidade de Colação de Grau da primeira turma do curso de Pedagogia, Campus Angicos. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa

No início da década de 1960, o IBGE estimava que cerca de 70% da população de Angicos, com idade de 15 anos ou mais, não era escolarizada. Para reverter este apagão, que também se repetia pelo resto do Brasil, o educador Paulo Freire trouxe ao Sertão Central do Rio Grande do Norte o Projeto 40 Horas, uma experiência pioneira para alfabetizar jovens e adultos. Quase seis décadas depois, a cidade vivencia uma realidade completamente diferente, ao ponto de, na noite desta segunda-feira, dia 11 de julho, assistir, orgulhosa, a solenidade de Colação de Grau da primeira turma de Licenciatura em Pedagogia, curso de Graduação ofertado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

A importância da solenidade foi ressaltada com muita minúcia pela concluinte Clara Alícia Avelino da Silva, oradora da turma, que fez questão de destacar nominalmente cada um dos 13 formandos da noite: “acredito que o sentimento que nos transborda aqui é o de felicidade, por agarrar um objetivo e carregá-lo até o fim, mas o fim de um ciclo, pois somos produto de algo que nunca estará acabado”, disse ela em sua fala.

Seremos resistência frente às adversidades que surgirão em cada caminho traçado por nós

Clara Alícia, oradora da turma de Pedagogia
Para elaborar seu discurso, Clara Alícia pediu aos colegas que indicassem três palavras que marcaram a trajetória na faculdade: aprendizado, gratidão e amor formaram a nuvem de verbetes mais citados. Para “aprendizagem” usou a metáfora de uma borboleta que, segundo ela, “sustenta as dificuldades daquele momento em que ainda vivia como lagarta, mas que se metamorfoseia transformando-se num ser diferente do que fora”. Em gratidão, estendeu os agradecimentos aos profissionais da universidade – corpo docente, técnico e terceirizados -, aos colegas, aos familiares e amigos.

“Em função desse ciclo tão precioso ao qual somos imensamente gratas e gratos e do nosso objetivo em comum de transformação de realidades, seremos resistência frente às adversidades que surgirão em cada caminho traçado por nós”, disse Clara Alícia, que concluiu atribuindo ao “amor” a condição de “sentimento que nos mantém unidos e persistentes até aqui”.

Em um dos momentos mais emocionantes da noite, a concluinte Joyce Amâncio da Silva prestou uma homenagem in memória à estudante Élida Paula da Silva Aquino, que dá nome à turma. Ela relembrou a personalidade da colega, seus momentos ao longo do curso e a sua relação fraternal com a turma. A família, presente na assembleia, recebeu uma placa e, ao fim, a reitora, professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, dedicou um minuto de silencio em homenagem e memória.

De olho no futuro

Desde aquela primeira visita de Paulo Freire, em 1963, Angicos acumula feitos em educação – e a Ufersa faz parte desta história! A cidade foi a primeira a receber, em 2009, um campus da Universidade fora da sede, que hoje oferece os cursos de graduação em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação e Informática, Pedagogia e Sistemas de Informação.

Atentos aos desafios dos novos tempos, o curso de Pedagogia da Ufersa em Angicos já nasce de olho no futuro: é pioneiro na integralização da Robótica Educacional desde o Projeto Pedagógico do Curso – PPC. A excelência já reflete nos indicadores que começam a surgir. Poucas semanas antes da Colação de Grau, o curso recebeu Nota 4 pelo Ministério da Educação, em uma escala cujo máximo é 5.

Em Angicos, Ufersa retoma solenidades presenciais

Solenidade de colação de grau, em Angicos, das turmas de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação e Informática, Pedagogia e Sistemas de Informação. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa

A noite no Campus Angicos abre a maratona de Colações de Grau dos concluintes do semestre 2021.2, bem como a retomada das solenidades presenciais, que por dois anos foram promovidas apenas de forma remota em decorrência da pandemia de Covid-19. Angicos recebeu duas cerimônias, ambas no auditório do campus, presididas pela reitora professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira.

A solenidade da primeira turma de Pedagogia teve início às 19h e, antes, às 17h, foi a vez da solenidade dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Licenciatura em Computação e Informática e Sistemas de Informação.

Os concluintes foram chamados nominalmente, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas, e apresentados à assembleia pela professora Kátia Cilene da Silva, pró-reitora de Graduação (PROGRAD). Na sequência, as paraninfas proferiram seus discursos, sendo elas as professoras Adriana Mara Guimarães de Farias e Elaine Luciana Sobral Dantas.

Em cada uma das solenidades, o juramento foi lido por uma representante da turma e respondido em coro pelos concluintes. O ato antecede a sequência de discursos: do orador, que na primeira solenidade foi lido pelo concluinte Odrano Ávila Medeiros de Araújo; e discurso em homenagem aos familiares.

Para os concluintes Antônio Morais e Araújo e Marília Rafaely Trindade a noite foi um pouco mais especial, pois eles foram laureados pelo excelente desempenho acadêmico durante a permanência no curso. As duas solenidades foram prestigiadas por membros da comunidade acadêmica da Ufersa – professores dos cursos de graduação e servidores técnicos administrativos -, autoridades acadêmicas, familiares e amigos dos formandos.

Acompanhe o calendário das colações de grau do semestre 2021.2 em Caraúbas, Pau dos Ferros e Mossoró.
Confira a lista dos concluintes do semestre 2021.2.

Fotogaleria

Solenidade de Colação de Grau, em Angicos, do semestre 2021.2. Foto: Passos Júnior/Assecom/Ufersa