Ufersa assume governança no Plano de Desenvolvimento do Semiárido

Gestão 4 de maio de 2021. Visualizações: 812. Última modificação: 04/05/2021 22:03:28

No Instituto Sagres, reitora da Ufersa Ludimilla Oliveira, assume participação ativa no PDS/Foto: Cedida

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido assume atuação importante dentro da implantação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS). A decisão foi tomada nesta terça-feira, 04, durante reunião realizada no Instituto Sagres, em Brasília. “Momento único na história da instituição participar de forma ativa no acompanhamento das execuções contidas no PDS”, considerou a reitora, professora Ludimilla Oliveira, informando ainda que a Universidade terá uma sala de governança para acompanhar todas as ações.

Durante a reunião com a presidente do Instituto Sagres, Verônica Korílio, instituição responsável pela coordenação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido e, o representante da Codevasf, Luiz Curado, a professora ressaltou sobre a importância do Polo Regional de Planejamento, Inovação, Tecnologia e de Gestão Empresarial do Semiárido, o Prosemi, no âmbito da Ufersa.

O Prosemi/Ufersa tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do semiárido brasileiro através de iniciativas que promovam o progresso econômico, social, cultural e ambiental integrando a universidade, o setor produtivo, de serviços e demais entes federativos. Esse Polo é a instância consultiva e deliberativa para o planejamento e a implementação de ações dentro da Política de Apoio ao Desenvolvimento Regional.

Ao integrar assento de governança, a Ufersa passará a acompanhar, juntamente com o Instituto Sagres e a Codevasf, a execução do Plano. “A nossa atuação será com uma agenda governamental onde a Ufersa será protagonista com a participação de outras instituições que estão localizadas nessa região do país”, explicou a reitora.

No início de dezembro do ano passado, o Plano de Desenvolvimento do Semiárido passou por uma revisão durante Fórum realizado em Mossoró, com os debates acontecendo nas dependências da Ufersa. Relembre AQUI as proposições tiradas no Fórum.