Mossoró encerra Fórum com proposições para o Plano de Desenvolvimento do Semiárido

Eventos, Gestão 4 de dezembro de 2020. Visualizações: 1619. Última modificação: 04/12/2020 22:21:40

Durante o encerramento do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido foram apresentadas as proposições para os eixos temáticos/Foto: Assecom/Ufersa

Após uma sexta-feira de intenso trabalho, os participantes do Fórum para o Desenvolvimento do Semiárido, apresentaram no final da tarde o resultado das discussões nos 13 eixos temáticos. Ao todo, 67 proposições foram elencadas para integrar o novo Plano de Desenvolvimento do Semiárido que será retomado depois de mais de 20 anos. A iniciativa é da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Codevasf, Instituto Sagres, entre outros parceiros públicos e privados.

Cada eixo temático apresentou 5 sugestões, exceto, o eixo Comunicação e TI, que apresentou 7 para uma maior agilidade por parte do governo com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da região. “É hora de o Brasil virar a página, conjugar o verbo ‘nordestizar’, com a valorização de cada palmo de terra do semiárido”, discursou o General Girão, idealizador do Fórum.

Para Girão é hora do Brasil virar a página/Assecom/Ufersa

Usando os verbos sonhar, valorizar e ousar, Girão acredita no compromisso dos participantes do Fórum que não termina com o encerramento do evento. “O meu sonho final é que cada um dos participantes, atores desses 13 eixos, possa com o aprendizado adquirido, mudar, para virar a página para um semiárido de oportunidades”, afirmou o general.

Considerando um marco importante para Universidade, para a reitora Ludimilla Oliveira, sediar o Fórum representou um marco para a intuição que tem 53 anos de história. “Também estamos virando a página da história ao assumir o papel de protagonista de uma universidade que saber fazer e acontecer no semiárido” discursou. Ainda segundo a reitora, “a complexidade do semiárido só pode ser entendida, só pode ser estudada, se das lições mais simples, soubermos também acreditar”. Ao concluir, a professora afirmou que a Ufersa estará sempre de portas abertas para todas as instituições. “Contem conosco, pois já contamos com vocês”, encerrou ratificando as parcerias em prol do desenvolvimento do semiárido.

A solenidade de encerramento do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido contou com a participação dos fruticultores, Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas; Luís Bacelar, presidente da Agrícola Famosa; Luciano Monteiro, presidente da Carpil; Luís Curado, diretor da Codevasf e, Verônica korilo, diretora do Instituto Sagres.