Servidores da Ufersa têm retorno gradual ao trabalho presencial na próxima segunda

Gestão, Servidor 31 de dezembro de 2020. Visualizações: 2199. Última modificação: 31/12/2020 11:08:14

O retorno gradual dos servidores obedecerá todas as normas de segurança contra o novo Coronavírus/Foto: Eduardo Mendonça

A reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Ludimilla Oliveira, determinou por meio de Portaria assinada nesta quinta-feira, 31 de dezembro, o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial a partir da próxima segunda-feira, 04 de janeiro de 2021. Os servidores técnico-administrativos estão em trabalho remoto desde 17 de março de 2020.

A Portaria determina também a implantação da 1ª Fase do Plano de Biossegurança da instituição que foi elaborado pela Comissão Especial de Emergência da Covid-19/Ufersa. O Plano traz todas as diretrizes para o retorno gradual e seguro ao ambiente de trabalho. A avaliação sobre a incompatibilidade do retorno competirá a chefia imediata de cada setor da Universidade. O servidor que não estiver apto ao retorno para o trabalho presencial continuará exercendo as atividades laborais de forma remota, conforme descrição na Instrução Normativa.

Ainda de acordo com a Portaria, os serviços de atendimento ao público deverão ser realizados mantendo-se o distanciamento entre o atendimento e o cidadão, sendo obrigatório o uso de equipamentos de proteção individual recomendados pelo Plano de Biossegurança. A Portaria também traz o retorno dos atendimentos no Hospital Veterinário a partir de 11 de janeiro com prévio agendamento. Quanto às bibliotecas o funcionamento continuará apenas para a devolução de livros. Já as atividades de extensão poderão ser realizadas mediante critério técnico previamente definido e publicitado.

A Portaria mantém suspensas as atividades acadêmicas presenciais referentes às aulas teóricas e práticas de graduação e pós-graduação; colações de grau presenciais; eventos; restaurante universitário e cantinas; defesa de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, qualificação e teses de forma presencial.