Hospital Veterinário reabre dia 11 de janeiro

Gestão, Serviços 17 de dezembro de 2020. Visualizações: 1859. Última modificação: 18/12/2020 09:26:29

Direção discute com a reitora Ludimilla Oliveira e assessores medidas para reabertura gradual do Hospital Veterinário da Ufersa/Foto: Assecom/Ufersa

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está ultimando os preparativos para a reabertura do Hospital Veterinário Jerônimo Rosado – Hovet. A data para a reabertura é dia 11 de janeiro. Devido à pandemia do novo Coronavírus o Hovet fechou as portas no dia 17 de março.  A reabertura na segunda semana do ano novo vai obedecer todas as normas de segurança sanitária para evitar a contaminação e propagação do Covid-19.

A decisão para a abertura foi tomada durante reunião realizada nesta quarta-feira, 16, com a participação da reitora da Ufersa, professora Ludimilla Oliveira; o diretor do Hovet, o veterinário Klívio Tomaz; o pró-reitor adjunto de administração, Carlos Eugênio; o superintendente da Sutic, João Phellipe e, os integrantes da Comissão Especial de Emergência da Covid-19, a professora Danielle Martins (engenheira de segurança do trabalho) e o professor, João Marcelo Antunes (médico veterinário).

A reitora Ludimilla Oliveira reconhece a importância da abertura gradual do Hospital Veterinário que se encontra fechado há quase 10 meses. “A Universidade continuará com o ensino remoto, embora, em alguns momentos, devemos utilizar o sistema híbrido para não prejudicar os estudantes, como é o caso do hospital veterinário”, afirmou. No ritmo normal o Hovet chega realizar cerca de 500 procedimentos/mês.

Nesse primeiro momento o Hovet irá funcionar em horário corrido das 7 às 13h, apenas para consultas e cirurgias. “Por dia serão realizados seis atendimentos para consultas e um atendimento para cirurgia”, adiantou o diretor da unidade hospitalar, o veterinário Klívio Tomaz. Os atendimentos de urgência e emergência não serão realizados. A marcação da consulta será exclusivamente por telefone com número a ser divulgado posteriormente nas redes sociais e site da Universidade. Além dos profissionais o atendimento será feito por 20 residentes do Hovet.

Segundo o médico veterinário, João Marcelo, integrante Comissão Especial de Emergência do Covid-19, o atendimento vai seguir todas as normas estabelecidas no Protocolo de Biossegurança instituído pela Ufersa. O uso de máscara será obrigatório em todas as dependências do Hovet, bem como o distanciamento de no mínimo 1,5 metro entre as pessoas. A temperatura será aferida e a higienização das mãos com álcool em gel 70%. O produto estará disponível no totem com pedaleira. Também será disponibilizado um tapete sanitizante para a higienização dos calçados.

Com a normatização não serão permitidas crianças, idosos, gestantes e pacientes crônicos nas dependências do hospital. Os internamentos só com encaminhamento após a consulta do animal. Outra recomendação é para que os tutores dos animais aguardem na área externa do hospital antes e durante a consulta. Portanto, obrigatoriamente, não será permitida a presença deles dentro do hospital. Os animais só terão acesso às dependências do hospital com focinheiras e/ou caixa de transporte e, por último, caso não seja possível à realização das medidas de biossegurança, o animal será encaminhado para atendimento privado.