Ufersa Angicos entrega face shields para profissionais da saúde e campus inicia produção de álcool em gel e líquido

Responsabilidade Social, Saúde 23 de abril de 2020. Visualizações: 1133. Última modificação: 23/04/2020 07:48:17

Ufersa entrega face shields para Secretaria de Saúde de Angicos e Hospital de Afonso Bezerra. Foto: Cedida.

Como parte das ações da Ufersa no combate ao coronavírus, o campus Angicos entregou 17 máscaras do tipo face shield para os municípios de Angicos e Afonso Bezerra, na região Central do RN. As face shields foram doadas na semana passada para a Secretaria Municipal de Saúde de Angicos e para o Hospital de Afonso Bezerra. Além dessa iniciativa, o campus começou nesta quarta-feira, 22 de abril, a confecção de álcool nas formulações líquida e gel após ter recebido a autorização da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa) para produzir 500 litros do material.

As máscaras foram produzidas pela equipe formada pelo professor Ciro Figueiredo, pelo técnico de laboratório de informática José Anjo Jr. e pelos alunos Ariagne de Assis (Bacharelado em Ciência e Tecnologia) e Kalianne Dias (Engenharia Civil) no LAEP – Laboratório de Engenharia de Produção. Os materiais de higienização das face shields foram doados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL) de Angicos, enquanto que a 8° DIRED doou parte dos componentes de montagem. “A intenção é continuar produzindo as face shields, seguindo o alinhamento com os demais campi que atuam na ação de produção de equipamentos de proteção individual, tendo em vista atender Angicos, como já foi feito, e as cidades circunvizinhas”, explica o professor Ciro.

A frente de trabalho de produção de álcool está sendo coordenada pelo professor Damilson Santos e pelo técnico em laboratório de química Hugo de Paiva Nunes. Segundo Hugo, as próximas ações da frente abrangem obter insumos para a produção total dos 500 litros de álcool; produzir, envasar e enviar amostra para o LACEN/RN; e fazer um levantamento das quantidades a serem distribuídas a cada hospital e Unidade Básica de Saúde e destiná-las aos estabelecimentos.

Ainda no combate à COVID-19, o professor do campus Angicos da Ufersa, José Gildo Araújo, desenvolveu uma ferramenta para monitorar o estoque de vacinas contra a influenza disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, as UBS do município. O projeto está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Mossoró. Por meio de um link, a ferramenta virtual permite que o usuário veja no mapa as unidades de saúde próximas de sua residência e o quantitativo de doses de vacina existentes. Os dados da plataforma estão sendo atualizados pelos responsáveis das Unidades Básicas de Saúde e também pela professora Andrea Taborda, professora da Medicina da Ufersa. A ferramenta já está disponível neste link. Saiba mais sobre essa iniciativa.

Usando conhecimentos na área da tecnologia da informação, estudantes dos campi de Angicos e Pau dos Ferros desenvolveram um aplicativo com o objetivo de ajudar pessoas idosas a ficarem em casa, evitando a contaminação pelo COVOL-19. A população idosa é quem mais corre risco com a nova pandemia. O aplicativo desenvolvido pelos estudantes do curso Bacharelado em Sistema de Informação, ligados a Empresa Júnior Turig Tecnologia, possibilita o cadastramento de voluntários para oferecer ajuda a quem não pode sair de casa. No ato do cadastro o voluntário informa o nome, contato pessoal (celular) e a cidade onde se encontra ou reside. Acesse e conheça mais sobre o COVOL-19.

Professor José Gildo Araújo, da Ufersa Angicos / Foto cedida
COVOL-19.