
Comitiva da Brasil Soka Gakkai International – BSGI conhece projetos da Ufersa. Foto: Diego Farias/Assecom/Ufersa
O reitor José de Arimatea de Matos e o vice-reitor José Domingues Fontenele Neto, juntamente com parte da equipe de pró-reitores, superintendentes, coordenadores e assessores, recepcionaram na última sexta-feira, 28 de fevereiro, a comitiva da Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI. A visita é em decorrência da Declaração Conjunta assinada entre as universidades federais brasileiras do Nordeste com a Universidade Soka, de Tóquio, Japão, em agosto de 2019.
Na Sala dos Conselhos, no Gabinete da Reitoria, o reitor apresentou as potencialidades da Ufersa: a abrangência da instituição, pesquisas, iniciativas de extensão, os indicadores do ensino e as áreas de atuação. Na sequência, a comitiva conheceu algumas instalações do Campus Sede, com destaque para o Laboratório do Centro de Pesquisas Vegetais do Semiárido e a Usina Fotovoltaica.
A parceria deverá viabilizar iniciativas em tecnologias sociais, educação e sustentabilidade, além do fortalecimento da Rede de Universidades Federais do Nordeste – RENE para a Tecnologia Social a partir da cooperação internacional entre as universidades dos dois países.
Nessa fase do projeto, a comitiva da BSGI está conhecendo as potencialidades de cada instituição. Antes da Ufersa, já passaram pelas federais do Maranhão, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Ceará e na UFRN. A Entidade tem por objetivo a “difusão da filosofia humanística de Nichiren Daishonin, cuja diretriz básica é felicidade plena de toda humanidade”. Tendo como foco a construção da cultura de paz, a entidade promove atividades visando o fomento dos valores humanos para promoção do bem-estar das pessoas.
Relembre a assinatura da Declaração Conjunta entre as universidades do NE com a BSGI.
Conheça a BSGI.
Na página da Assessoria Internacional, confira os acordos e parcerias internacionais mantidas pela Ufersa.