Ufersa firma parceria com Japão em iniciativa da Rede de Universidades Federais do NE

Internacionalização 20 de agosto de 2019. Visualizações: 1511. Última modificação: 20/08/2019 10:45:37

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e as demais 17 instituições da Rede de Universidades Federais do Nordeste – RENE, que integram a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, assinam neste sábado, dia 24 de agosto, uma Declaração Conjunta com a Universidade Soka, de Tóquio, Japão. A solenidade acontece no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, no campus Dois Irmãos, em Recife, a partir das 8h.

A parceria irá viabilizar iniciativas em tecnologias sociais, educação e sustentabilidade, além do fortalecimento da RENE para a Tecnologia Social a partir da cooperação internacional entre as universidades dos dois países. De imediato, as instituições promovem a Conferência Internacional das Universidades do Nordeste e Universidade de Soka: o Ensino Superior em prol do Bem-Estar da Humanidade. Participarão os representantes da instituição japonesa e os 18 reitores e reitoras da RENE.

A ideia surgiu a partir de visita de reitores ao Instituto Soka, em Manaus-AM, baseado em princípios humanísticos da educação e liderado por Daisaku Ikeda pacifista, filósofo, educador, autor e poeta, presidente da Soka Gakkai, organização budista no Japão, presidente fundador da Soka Gakkai International – SGI. Diante dos atuais desafios enfrentados pela educação superior no Brasil, os gestores das instituições nordestinas se propõem a trocar tecnologias sociais, conhecimentos científicos e populares, bem como promover o intercâmbio entre estudantes e professores.

Em declaração divulgada pelo Portal da UFRPE, a representante da Soka Gakkai Internacional Silvana Vicente acredita no sucesso do acordo por se tratar de uma parceria fundamentada na educação humanista, sem viés político ou religioso, tendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU como inspiração. “É um sinal de esperança para os estudantes”, afirma.

Conheça a Universidade de Soka.
Mais informações sobre o evento na página da UFRPE.
Na página da Assessoria Internacional, confira os acordos e parcerias internacionais mantidas pela Ufersa.