Caadis recepciona novos alunos de Libras e premia projetos de professores e estudantes do ensino médio

Inclusão 22 de abril de 2019. Visualizações: 1064. Última modificação: 22/04/2019 12:45:08

Em busca de uma sociedade cada vez mais inclusiva e acessível, a Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social (Caadis) da Ufersa promoveu na manhã desta segunda-feira, 22, o evento “Ciência e Acessibilidade” com o intuito de recepcionar os alunos do curso de extensão de Libras oferecido à comunidade externa no semestre 2019.1, e premiar projetos voltados para as áreas de inovação e inclusão que foram desenvolvidos por professores e alunos do ensino médio e apresentados na Feira de Ciências do Semiárido Potiguar em 2018.

“Hoje se inicia o ano letivo de 2019, agora falando sobre inclusão ofertada e vivenciada pelo serviço público. A Caadis é o setor que na Ufersa tem o papel de receber as pessoas com deficiências e de tratar todas da forma mais igualitária, bem como dar acesso à condições melhores de permanência, de aprendizagem e de sucesso na Universidade”, disse a professora Luciana Mafra, coordenadora da Caadis, dando as boas-vindas ao público presente que lotou o auditório Amâncio Ramalho.

Estudante Raniela de Sousa, do curso de Medicina Veterinária. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.

Depois do sucesso da primeira edição do curso “Libras na Ufersa: Acessibilidade Linguística na Universidade”, com mais de 300 pessoas inscritas na lista de espera, a Universidade oferta uma nova turma da capacitação. Entre os inscritos, está a aluna de Medicina Veterinária, Raniela de Sousa. “Tenho bastante interesse em aprender Libras, pois estamos em uma conjuntura em que temos que incluir as pessoas e o curso também será útil para a minha profissão, para que eu consiga me comunicar com o “tutor” de animais”, explica ela, usando palavra “tutor” para designar o responsável pelo animal. Segundo a aluna, essa nova terminologia é mais adequada por substituir a ideia de posse do animal com o uso das palavras dono ou proprietário, por exemplo.

Para Rita de Cássia, professora do município de Assu, o curso será de extrema importância para ter acesso à comunidade surda. A docente ainda não teve um aluno surdo, mas quer estar preparada para recebê-los. A segunda edição do curso de Libras tem início na sexta-feira, dia 3 de maio. Relembre a  primeira turma do curso.

Professores orientadores dos projetos premiados durante o evento. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.

Na ocasião, a Caadis também premiou professores e alunos do ensino médio que fazem da inclusão um objeto da ciência por meio do desenvolvimento de projetos que unem acessibilidade, inclusão e inovação. Os seis projetos reconhecidos no evento tratam dos temas: “GPS para deficiente visual no supermercado”, realizado por professores e alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa, em Mossoró; “VEDIIB – Vagas de estacionamento para deficientes e idosos com identificação biométrica”, desenvolvido por professores e alunos da Escola Municipal Professora Celina Guimarães Viana, em Mossoró; “Handgame: uma alternativa para crianças surdas”, realizado por professores e alunos da Escola Estadual em Tempo Integral 11 de Agosto, em Umarizal; “O uso do fio da garrafa pet na construção de uma cerca ecológica para ovinos no semiárido nordestino“, de professores e alunos da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, em Mossoró; e “Melão de São Caetano (Momordica Charantia) e seu potencial como branquiador de manchas em roupas”, da Escola Estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi.

O Projeto de Extensão Práticas Ambulatoriais em Libras, desenvolvido pelo curso de Medicina da Ufersa em parceria com a Caadis, também foi reconhecido por sua contribuição. A inciativa pioneira na Universidade tem capacitado estudantes e profissionais para o atendimento ginecológico e de obstetrícia a mulheres com deficiência auditiva de Mossoró e Região Oeste. Conheça mais sobre o Projeto.

Premiação dos projetos. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.
Reconhecimento do Projeto de Extensão Práticas Ambulatoriais em Libras. Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa.