Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Mais de 1.300 alunos do ensino fundamental e médio participam do Ufersa de Portas Abertas

Estudante 17 de outubro de 2018. Visualizações: 1856. Última modificação: 18/10/2018 07:39:21

Aluno durante visita ao Laboratório de Microscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido recebeu 1.316 alunos do ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas e privadas na terceira edição do “Ufersa de Portas Abertas”. O evento tem como objetivo apresentar os cursos de graduação da Universidade auxiliando os alunos na escolha das suas futuras profissões. Dentro dessa perspectiva, os visitantes conheceram a estrutura física dos quatro campi da Instituição e participaram de palestras, oficinas e aulas práticas visitando mais de 50 espaços da Ufersa.

Acadêmica do 6° período de Medicina da Ufersa, Débora Marques foi uma das responsáveis por apresentar o curso aos estudantes visitantes. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.

Para Alessandra Lima, aluna do 9° ano da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto localizada no bairro Santo Antonio, as apresentações dos cursos tiveram destaque na sua passagem pelo Portas Abertas. Ela também ressaltou a paciência e as ótimas explicações dos professores e dos estudantes de graduação.

Além dos professores da Instituição, o evento contou com a participação de mais de 50 alunos voluntários dos diversos cursos da Universidade. Acadêmica do 6° período de Medicina da Ufersa, Débora Marques foi uma das responsáveis por apresentar o curso aos estudantes das escolas. “É uma ótima oportunidade de incentivar os alunos a ingressar no ensino superior e também para apresentar os cursos aos indecisos e aos que ainda não conhecem as opções ofertadas pela Ufersa”. Débora lembrou da sua participação em um evento Portas Abertas em Natal quando estudante do ensino médio e como essa experiência a ajudou a tirar dúvidas e a se certificar da escolha pela Medicina.

Professor do município, Edilson Mendes, durante apresentação dos cursos no Ufersa de Portas Abertas. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.

Entre os professores das escolas que visitaram a Universidade estava Edilson Mendes, docente da Escola Municipal Sindicalista Antonio Inacio, localizada na zona rural de Mossoró. Entusiasmado, ele enfatizou a importância do evento para enriquecer a formação dos seus alunos. “O Portas Abertas é uma ótima experiência. A Ufersa é uma riqueza de ensino para os nossos alunos, sendo que vários já participam de feiras de ciência e com essa visita podem ter novas ideias para próximas feiras”.

Participando da Oficina de Ressuscitação Cardiopulmonar, o aluno Fernando Raniere, do 9° ano da Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto teve por meio do Portas Abertas a sua primeira oportunidade de visitar uma universidade federal. “Gostei das pessoas e dos trabalhos feitos por elas aqui na Universidade”, disse. Ele apreciou a apresentação das graduações e os espaços visitados e se mostrou interessado pelo curso de Medicina. “Nesse curso podemos ajudar a salvar vidas”, concluiu.

Segundo a professora Ana Carla Diógenes, coordenadora do evento no campus sede juntamente com as docentes Patricia de Oliveira Lima e Marcelle Santana de Araújo, a exemplo das edições passadas, o evento Ufersa de Portas Abertas 2018 superou as expectativas ao receber a visita de 26 escolas nos quatro campi da Universidade. O campus sede em Mossoró foi visitado por 20 escolas, 17 públicas e três privadas; o campus de Pau dos Ferros recebeu a visita de quatro escolas e duas escolas visitaram o campus de Caraúbas. No campus de Pau dos Ferros, o evento foi coordenado por Hortência Pessoas Rêgo Gomes; em Angicos, por Francisco Souto de Sousa Júnior; e em Caraúbas por Liebert de Abreu Muniz e Márcia Yara de Oliveira Silva.

O Portas Abertas faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, maior evento de popularização da ciência do interior do Rio Grande do Norte e evento oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece em todo o país, promovida todos os anos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A Semana que teve sua abertura oficial nesta terça-feira, 16, segue até o dia 19 de outubro e terá uma série de atividades. A maior parte das ações acontece no Expocenter, situado no lado leste do campus sede da Ufersa, em Mossoró. Esse ano, o evento traz como tema Ciência para redução das desigualdades. Confira a programação da Semana.

Visita ao Laboratório de Fertilidade e Nutrição de plantas. Na foto os alunos acompanham a aula da técnica de laboratório Paula Neitzke. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.

 

Durante aula prática no Laboratório de Microscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Durante aula prática no Laboratório de Microscopia do curso de Medicina da Ufersa. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Alunos em um Laboratório do campus Pau dos Ferros. Foto: Cedida.
Visita ao Laboratório de Fertilidade e Nutrição de plantas. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Conhecendo a apicultura. Foto: Cedida
Palestra de abertura do Ufersa de Portas Abertas no campus de Pau dos Ferros. Foto: Cedida.
Alunos em um Laboratório do campus Pau dos Ferros. Foto: Cedida.
Alunos das escolas em Laboratório no campus Pau dos Ferros. Foto: Cedida.
No Laboratório de Nutrição Animal no campus de Mossoró. Foto: Cedida.
No Laboratório de Biotecnologia Vegetal no campus de Mossoró. Foto: Cedida.
Aluno Fernando Raniere, do 9° ano, participando da Oficina de Ressuscitação Cardiopulmonar. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.
Durante apresentação dos cursos no Ufersa de Portas Abertas. Foto: Felipe Cafrê/Ufersa/Assecom.