Descubram a ciência

Estudante, Extensão 17 de outubro de 2018. Visualizações: 815. Última modificação: 17/10/2018 10:25:28

A abertura da Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu na noite desta terça-feira, no Auditório Amâncio Ramalho/Foto: Felipe Cafré

Centenas de alunos dos ensinos fundamental e médio estão tendo a oportunidade de conhecer e praticar a iniciação científica. É com a realização da 3ª Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido aberta na noite desta terça-feira, 16, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Central da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró.  Até a próxima sexta-feira, 19, a Semana estará disponibilizando uma vasta programação tendo como ponto alto a 8ª edição da Feira de Ciências do Semiárido a partir desta quarta-feira, 17, a partir das 19h, no Expocenter. A abertura aconteceu com a apresentação do Núcleo de Música da Ufersa. A Semana de Ciência e Tecnologia conta com o apoio de mais de 100 voluntários. Confira a Programação da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido.

Professor Felipe Ribeiro, da Ufersa/Foto: Felipe Cafré

A ideia é trazer para dentro da Universidade os estudantes que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente universitário. As visitas estão acontecendo nos quatro Campi da Ufersa – Mossoró, Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros. “Só nesta terça-feira cerca de 1.300 estudantes visitaram a Ufersa”, informou o coordenador da Semana, o professor Felipe Ribeiro. Até a próxima sexta-feira, 19, os estudantes vão poder participar de inúmeras atividades, entre elas, o Festival de Invenções, a Mostra Interativa Mão na Massa, a Mostra de Teatro Científico, além de palestras e oficinas. A Feira de Ciência do Semiárido vai expor mais de 200 trabalhos de estudantes da rede pública de ensino.

Durante a solenidade de abertura, o reitor em exercício professor, Álvaro Fabiano Pereira de Macedo, pró-reitor de Planejamento, ressaltou a importância de a Ufersa abrir as portas para a comunidade. “Precisamos mostrar a ciência de forma atrativa. É esse é o desafio incentivar e trazer os jovens para a Universidade” considerou. O diretor do IFRN, Campus Mossoró, professor Hélio Henrique Pinheiro, também ressaltou a importância da iniciativa. “O conhecimento ainda é muito restrito e a sociedade precisa saber a importância dos investimentos que são aplicados na educação. Produzir ciência é produzir conhecimento em prol do desenvolvimento social”, afirmou.

Palestrante professor Aécio Cândido/Foto: Felipe Cafré

PROMESSAS DA CIÊNCIA – A palestra de abertura, Ciência para redução das desigualdades, tema da Semana de Ciência e Tecnologia do Semiárido, foi proferida pelo professor convidado, Dr. Aécio Cândico, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que fez um breve resgate sobre o que é ciência. Os desejos de saber, de prever e de controlar levaram ao desenvolvimento da ciência. Segundo o professor o método científico possibilita o desenvolvimento de experiências a fim de se produzir novos conhecimentos. “É um processo que envolve um problema, hipótese, observação, experimentação e conclusão”, considerou, acrescentando que a crítica, como forma de corrigir o erro, é o fundamento do método científico. Por meio da ciência o homem pode inovar e produzir novas tecnologias e, consequentemente, o desenvolvimento econômico. “O investimento em pesquisa é o caminho para a redução das desigualdades sociais”, afirmou o palestrante.

Professor Álvaro Fabiano, reitor em exercício da Ufersa
Professor Aécio Cândido, da UERN