Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Ufersa discute Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior

Estudante 19 de setembro de 2017. Visualizações: 2272. Última modificação: 19/09/2017 15:21:03

Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: Assecom\Ufersa

A cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em algum local do planeta. Esse dado divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a necessidade de falar sobre esse tipo de morte, ainda considerado um assunto tabu na sociedade. Nesse intuito, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido deu início na manhã desta terça-feira, 19, à Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior, com palestra do professor doutor Nilson Berenchtein Netto, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realizada no auditório Amâncio Ramalho, no prédio da Reitoria, no Lado Leste do Campus Sede. O evento faz alusão à Campanha Setembro Amarelo que trata da conscientização sobre a prevenção do suicídio e segue até quinta-feira, 21, com palestras, minicursos, panfletagem e programação cultural nos quatro campi da Universidade.

Mesa de abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior|Foto: Assecom\Ufersa

Antes do início da palestra, a mesa de abertura foi composta pelo Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos; pela Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Vânia Porto; pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, a servidora técnico-administrativa Keliane de Oliveira Cavalcante; pelo Pró-Reitor de Graduação, professor Rodrigo Nogueira de Codes; pela Coordenadora da Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS), professora Luciana Mafra; pela psicóloga da Ufersa, Mônica Almeida; e pela representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufersa, a estudante Ana Vitória.

Todos falaram ao público sobre a importância da realização do evento para uma ampla discussão sobre o suicídio e a sua prevenção na universidade. “Esse evento é um momento de suma importância para a discussão e reflexão dessa temática na nossa Instituição”, ressaltou o Reitor, professor José de Arimatea de Matos. “Nós sabemos a importância de discutir essa temática e muitas vezes as pessoas tendem a não discutir essas questões porque as consideram como tabus, mas nós precisamos começar a falar sobre saúde mental nos ambientes e precisamos, acima de tudo, entender quais são os determinantes sociais, políticos e econômicos que estão por trás desses processos de adoecimento”, ressaltou a coordenadora geral do evento, a psicóloga Mônica Almeida.

Representando os estudantes da Instituição, a aluna Ana Vitória ressaltou o trabalho realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e, em especial, pela equipe de Psicologia da Ufersa e falou sobre como lida com a temática no seu cotidiano. “Enquanto estudante trans da universidade, o tema suicídio nunca foi tabu na minha vida, até porque diariamente eu sou obrigada a conviver com centenas de companheiras trans que cometem suicídio, então é algo que está diretamente ligado à minha realidade”, disse ela, também enfatizando a relevância de discutir esse tema e de trazê-lo para a universidade visando quebrar tabus no ambiente acadêmico.

Professor doutor Nilson Berenchtein Netto, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)|Foto: Assecom\Ufersa

Durante a palestra “Universidade e suicídio: uma análise crítica da saúde mental nas relações de trabalho e estudo”, o professor Nilson Netto destacou que o suicídio não é um assunto novo, mas que deve ser pensado a partir das particularidades do contexto atual. “O suicídio não é uma novidade, ele existia em outras formas de sociabilidade e não somente em nossa sociedade contemporânea, porém, o suicídio em cada uma delas tem características que lhe são próprias. Pensar o suicídio na nossa sociedade significa pensar o suicídio dessa sociedade. O suicídio na sociedade capitalista é o suicídio da sociedade capitalista e não o suicídio da sociedade escravagista ou o suicídio da sociedade feudal, ele tem as suas características que são próprias e se nós não procurarmos entendê-las corremos um sério risco de não abordar adequadamente esse fenômeno”, alertou.

Fazendo uma reflexão sobre a morte, o pesquisador afirmou que a maneira como ela ocorre é um reflexo da sociedade. “Toda e qualquer morte diz sobre a sociedade”. O professor também discorreu sobre a necessidade de entender os motivos que levam alguém a tirar a própria vida e sobre a importância de se refletir acerca das causas que produzem o suicídio na sociedade contemporânea.

A participação na Semana é gratuita e haverá emissão de certificados. Os interessados em participar das atividades devem preencher o Formulário de Inscrição disponível AQUI.

Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior|Foto: Assecom\Ufersa
Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: AssecomUfersa
Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: Assecom\Ufersa
Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos|Foto: Assecom\Ufersa
Mesa de abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior|Foto: Assecom\Ufersa
Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, professora Vânia Porto|Foto: Assecom\Ufersa
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a servidora técnico-administrativa Keliane de Oliveira Cavalcante|Foto: Assecom\Ufersa
Pró-Reitor de Graduação, professor Rodrigo Nogueira de Codes|Foto: Assecom\Ufersa
Coordenadora da Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social (CAADIS), professora Luciana Mafra|Foto: Assecom\Ufersa
Estudante Ana Vitória, representante do DCE, durante a abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: AssecomUfersa
A psicóloga da Ufersa, Mônica Almeida, durante a abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: AssecomUfersa
Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: Assecom\Ufersa
Professor doutor Nilson Berenchtein Netto, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)|Foto: Assecom\Ufersa
Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: AssecomUfersa
Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior| Foto: AssecomUfersa

SOBRE O EVENTO –

A Semana de Prevenção ao Suicídio no Ensino Superior é uma ação conjunta das Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), Pró-reitoria de Graduação e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e Pró-reitoria de Graduação (Prograd) promovida pelo segundo ano consecutivo. Na primeira edição, em 2016, o Serviço de Psicologia organizou a ação #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria, com cartazes ilustrando situações de sofrimento que foram relatadas pelos estudantes. Relembre a Campanha.

SERVIÇO –

O Serviço está à disposição dos estudantes e servidores nos quatro campi e são desenvolvidas as seguintes ações: Plantão Psicológico; Orientação de Estudos; Escuta e Aconselhamento Psicológico, Atividades de Prevenção e Promoção à Saúde; Grupos de Apoio, rodas de conversa; Orientação aos Discentes, Docentes e Familiares dos Estudantes; Mediações de Conflitos; Apoio às Atividades Pedagógicas; Visitas Domiciliares; Visitas e Reuniões na Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado; Execução do Programa Institucional Permanência da Ufersa; Desenvolvimento de estudos e pesquisas que visam o aperfeiçoamento contínuo da assistência estudantil e Encaminhamentos à rede de serviços públicos.

Para participar das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia, os estudantes podem se dirigir a secretaria da Proae, localizada no segundo pavimento do Prédio da Reitoria (Lado Leste) ou ligar para os telefones: (84) 3317-8238; 3317-8208; 33178239 e fazer os agendamentos nas atividades desejadas.

Navegue na página do Serviço de Psicologia da Ufersa

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo navegando no site nacional da campanha