Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Em solenidade histórica, Ufersa forma maior número de concluintes em 2016.1

Estudante 19 de dezembro de 2016. Visualizações: 3077. Última modificação: 19/12/2016 17:03:52
_DSC4062

Formandos no semestre 2016.1 durante solenidade de colação de grau no Expocenter, em Mossoró.

Com quanto de esforço se faz uma graduação? A pergunta é apenas uma metáfora ao dito popular e, obviamente, a reposta é relativa e quase difícil de mensurar. Porém, se substituirmos a palavra “esforço” pela palavra “emoção” talvez, sim, seja mais fácil imaginar a dimensão de tantos sentimentos em torno de uma colação de grau, momento que sela o fim da jornada de graduação e abre portas para uma nova fase na vida.

Esforço e emoção, por sinal, foram dimensões muito íntimas na noite da última sexta-feira, dia 16, na vida dos 413 concluintes formados pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido em 20 dos 22 cursos de graduação ofertados no Campus Sede, em Mossoró. A solenidade lotou o Centro de Exposições com a presença de familiares, amigos e padrinhos/madrinhas que acompanharam os concluintes no cortejo de entrada, recepcionados, cada uma das turmas, por seus professores homenageados, patronos/patronesses e coordenadores.

Formatura Mossoró 2016_1 (2)

Mesa de autoridades recepciona formandos ao som da banda Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho, da cidade de Caraúbas.

Após o rito de abertura proferido pelo reitor José de Arimatea de Matos, o pró-reitor, professor Rodrigo Nogueira de Codes fez a leitura do termo de apresentação dos concluintes habilitados a receberem o grau pelos cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia (Integral e noturno), Ciências Contábeis, Direito, Ecologia, as engenharias Agrícola e Ambiental, Civil, de Energias, de Pesca, de Petróleo, de Produção, Florestal, Mecânica, Química, Veterinária e Zootecnia.

_DSC4233

Formandos, nominalmente, recebem canudo durante solenidade de colação de grau

Na sequência, o concluinte Ademar França de Sousa Neto (Computação), fora convidado para, em representação a todos os formandos, ler o juramento solene. “Prometo, no exercício de minha profissão, consagrar o melhor do meu espírito e o máximo de minhas energias para o desenvolvimento da Humanidade”, disse ele para os colegas que, em pé e com o braço direito estendido, responderam “Assim Prometo!”.

Esse momento antecede a fase mais importante da solenidade, quando o reitor concede a outorga do grau aos, a partir de então, formados. A simbologia do ritual é marcada pela entrega do canudo de diploma, nominalmente, a cada um dos formados. Se a noite foi importante para todos eles, a 13 concluintes, em especial, a emoção foi um pouco maior, considerando o recebimento da comenda por se destacarem no rendimento acadêmico ao longo da trajetória do curso.

A solenidade de colação de grau em Mossoró fecha a maratona de colações do semestre 2016.1, que concedeu título a outros 150 graduandos distribuídos nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Ao todo, a Ufersa formou neste semestre o número recorde de 567 concluintes.

NOS DISCURSOS, SENTIMENTOS EM PALAVRAS

Antônia Karina, formanda do curso de Administração, lê discurso como oradora das turmas

Antônia Karina, formanda do curso de Administração, lê discurso como oradora das turmas

Cada discurso proferido na noite de formatura é sempre uma inevitável comoção por parte daqueles que tentam, em palavras, traduzir o que significa a conclusão de uma das fases mais importantes da vida. Fora assim com a leitura do texto da concluinte Antônia Karina da Silva (Administração) que representou a todos na condição de oradora da solenidade.

“Relembrar o primeiro dia de aula, deparamo-nos com uma porção de desconhecidos e suas várias experiências de vida, mas com o mesmo intuito e anseio: conquistar o tão sonhado diploma de nível superior”, destaca ela, concluindo o discurso com o convite aos colegas: “A emoção deste dia tem que ser um marco que nos proteja da acomodação e da apatia (…) e que o desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração”.

Francimar Honorato, paraninfo geral das turmas.

Francimar Honorato, paraninfo geral das turmas.

Uma noite também igualmente importante para a história da Ufersa. Pela primeira vez em quase 50 anos de instituição (Esam/Ufersa), um servidor técnico-administrativo é convidado a ser Paraninfo Geral das Turmas em Mossoró. O discurso que até então era lido por docentes, neste ano cedeu espaço ao servido Francimar Honorato dos Santos.

Reitor José de Arimatea de Matos em discurso de conclusão da solenidade

Reitor José de Arimatea de Matos em discurso de conclusão da solenidade

Leia a íntegra do discurso do Paraninfo Geral das Turmas

Emocionado, ele destacou a importância da Universidade para a região e, sobretudo, na vida de cada um dos que a fazem. Exercendo o mais lato sentido ao que fora convidado, aconselhou: “A universidade foi o complemento para a sua [formando/a] formação profissional e de cidadania. Ponham em prática o que aprenderam, sigam em frente, façam a diferença, vocês são capazes. Puxem a responsabilidade para vocês, tenham coragem”, conclamou Francimar Honorato.

Aos pais – presentes e ausentes -, as homenagens concluem as leituras da noite com ainda mais emoção. “Encontrar motivos para agradecê-los é uma tarefa fácil”, argumentou Kátia Elisabeth Almeida de Freitas (Contábeis) complementando que “essa herança pomposa de princípios que nos é doada ainda em vida é o norte para todas as etapas e desafios que enfrentamos ao longo dessa jornada”. Já Isadora Nayara Bandeira Medeiros de Moura (Agronomia) lembrou os pais ausentes com as singelas palavras de “estamos aqui como frutos do que plantastes com amor, carinho e conselhos”.

Para terminar, o reitor José de Arimatea de Matos agradeceu o esforço de todos aqueles que contribuíram para a formação de cada um dos concluintes e destacou o legado da Universidade em suas vidas. “Passaram-se anos e hoje vocês estão substancialmente melhores, não só profissionalmente, mas acima de tudo como seres humanos e cidadãos. Quando ingressaram nesta Universidade, vocês ganharam um novo sobrenome, vosso sobrenome agora também é Ufersa – sobrenome que irão usar e se orgulhar por toda sua vida”.

A emoção deste dia tem que ser um marco que nos proteja da acomodação e da apatia (…) e que o desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração

Antônia Karina da Silva, concluinte de Administração

EM NÚMEROS – 

_DSC4062_1

SAIBA MAIS –

Relembre as solenidades de formatura dos campi de Pau dos Ferros, Caraúbas e Angicos
Conheça a trajetória de Francimar Honorato, paraninfo das turmas de 2016.1
Mais sobre os cursos de graduação da Ufersa
Nas Redes Sociais da Ufersa, navegue no álbum com mais momentos emocionantes postados no Facebook; vídeo no Instagram registra final da solenidade com capelos lançados para cima.

 

FOTOGALERIA –

Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1
Solenidade de colação de grau, em Mossoró, do semestre de 2016.1