Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Pela 1ª vez, técnico é escolhido Paraninfo Geral das turmas concluintes da Ufersa em Mossoró

Reconhecimento 10 de novembro de 2016. Visualizações: 1775. Última modificação: 10/11/2016 16:01:05
Francimar Honorato dos Santos, Paraninfo Geral das Turmas de 2016.1 da Ufersa Mossoró / Foto Assecom Ufersa

Francimar Honorato dos Santos, Paraninfo Geral das Turmas de 2016.1 da Ufersa Mossoró / Foto Assecom Ufersa

A história da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está ligada também ao trabalho de vários servidores que vêm contribuindo para o crescimento e consolidação da instituição no cenário nacional. É inegável o papel dos professores – mestres e doutores – nessa caminhada, mas também é preciso observar o empenho dos técnicos nesse contexto. É para reconhecer o trabalho dessa categoria que, pela primeira vez na história da ESAM/Ufersa Mossoró, um técnico foi escolhido para ser Paraninfo Geral das turmas concluintes na próxima colação de grau.

O servidor Francimar Honorato dos Santos foi convidado pelo Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, e aceitou a missão de ser o Paraninfo Geral das turmas concluintes de 2016.1 da Ufersa em Mossoró. O convite foi oficializado na última semana.

Natural de Catolé do Rocha, na Paraíba, Francimar tem 65 anos de idade e 43 de ESAM/Ufersa. O técnico, que é formado em Geografia pela UERN e especialista em educação pela UFRN, começou suas atividades na instituição no dia 02 de julho de 1973. Inicialmente, ele chegou para trabalhar como mimeografista, uma antiga função que existia para rodar as provas. Depois passou a ser chefe da Gráfica do Centro de Divulgação Tércio Rosado da ESAM. Em seguida, foi designado chefe do Setor de Recrutamento, Seleção e Treinamento da Escola Superior. Na área administrativa, Francimar ainda fundou e instalou o setor de Protocolo da Universidade e foi diretor da Biblioteca Orlando Teixeira, local onde se encontra lotado atualmente no setor de circulação.

Francimar está na Ufersa desde 1973, atualmente trabalha no setor de circulação da Biblioteca Orlando Teixeira / Foto Assecom

Francimar está na Ufersa desde 1973, atualmente trabalha no setor de circulação da Biblioteca Orlando Teixeira / Foto Assecom

No trabalho sindical, Francimar fundou a Associação dos Funcionários da ESAM – Afesam, hoje Assufersa. Na Associação, ele é o servidor associado Nº 001. Foi ainda sócio-fundador do Sintest/RN e coordenador do Sintest local. Atualmente, é um dos representantes da categoria dos técnicos no Conselho Superior da Universidade, o Consuni.

Paralelo às atividades da Ufersa e do movimento sindical, Francimar Honorato foi diretor da Escola Estadual Tertuliano Aires Dias, em Mossoró e está há 37 anos integrando a Loja Maçônica 24 de Junho.

Em contato com a Reitoria, o novo Paraninfo se mostrou surpreso e agradecido com o convite. “Fiquei muito surpreso com a escolha e satisfeito também. Isso mostra um reconhecimento à categoria dos técnicos da nossa universidade que é essencial também para dar o suporte a todos os alunos e professores. Será uma honra ser Paraninfo dos discentes na colação de grau de dezembro”, comentou Francimar.

Na história da Universidade – contado todos os 4 campi – um técnico já foi escolhido uma vez para ser Paraninfo em Angicos. Já em Mossoró, essa será a primeira. As colações de grau das turmas de 2016.1 da Ufersa começam a partir do 09 de dezembro. A de Mossoró acontece no dia 16, no Expocenter, com a participação de cerca de 400 formandos.