Os Meninos do Rádio – da Feira de Ciência da Ufersa para os EUA

Extensão 29 de abril de 2016. Visualizações: 2444. Última modificação: 29/04/2016 14:01:08
Estande da cidade de Antônio Martins no estande montado na Feira Isweeep, nos Estados Unidos |Foto: Cedida

A quinta edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar aconteceu em outubro de 2015 na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e ainda não terminou para os estudantes Francisco José Mesquita da Silva e José Jalisson Souza da Silva, à época, concluintes do terceiro do ensino médio na Escola Estadual Walfredo Gurgel, município de Antônio Martins.

Eles estão desde o começa desta semana, dia 27, nos Estados Unidos junto com a delegação brasileira participando da I Feira de Ciências Internacional- SWEEEP. A missão dos estudantes nesta viagem é a de apresentar o projeto de iniciação científica que viabilizou a instalação de uma tevê na escola deles. A iniciativa foi, primeiramente, selecionada entre os mais de 260 trabalhos expostos na Feira de Ciência, em Mossoró, para representar o Estado do Rio Grande do Norte na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na USP, e, de lá, saíram credenciados para a Feira nos EUA.

Os estudantes Francisco José e Jose Jalissom durante a Feira de Ciência do Semiárido, na Ufersa, em outubro de 2015

O projeto “Tevê na Escola” utiliza recurso à base de sucata. “Observamos que os recursos que a nossa escola dispõe não estavam despertando o interesse dos estudantes, então, decidimos construir a nossa própria estação de tevê”, explica o estudante Francisco José. O aspecto mais importante para entender a iniciativa dos estudantes passa pela utilização de material reciclado.

Reutilizaram da câmera que capta a imagem, passando pelo retransmissor à antena que joga a imagem para o aparelho de televisão e, com um velho rádio, fazem o mesmo para difusão do áudio. De canos, fizeram o tripé para a câmera, acoplada com flexibilidade graças ao rolo de um desodorante. Dos velhos rádios, montaram um microfone sem fio.

A emissora tem alcance de até 150 metros, abrange toda a área da escola e pode ser acessível pelo celular. “É muito bom expor o nosso trabalho e trocar experiências com outros estudantes”, comenta um dos estudantes ao informar que o conteúdo é disseminado também por redes sociais e sites de armazenamento de vídeos

Saiba mais –

Meninos da Rádio – Conheça a história de vida dos estudantes Francisco e José
Relembre a V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar realizada na Ufersa
Conheça a Feira de Ciências Internacional – SWEEEP nos EUA
Veja a participação dos estudantes na maior Feira de Ciência do Brasil, na USP

Diário de Bordo –

eua

Na página da #Ufersa no Facebook foi criado um álbum fotográfico com os registros dos estudantes durante a estada nos Estados Unidos para participação na Feira. Acompanhe! Compartilhe! #OsMeninosDoRádio #DiárioDeBordo #FeiraDeCiênciaDoSemiárido.