Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Astronauta Marcos Pontes abre Feira de Ciências do Semiárido na Ufersa

Extensão, Responsabilidade Social 8 de outubro de 2015. Visualizações: 2841. Última modificação: 08/10/2015 18:18:26
Astronauta Marcos Pontes durante palestra de abertura da Feira, na Ufersa

Astronauta Marcos Pontes durante palestra de abertura da Feira, na Ufersa

A V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 08, com a participação do astronauta brasileiro Marcos Pontes. A Feira reúne estudantes de escolas públicas dos mais diversos municípios do Rio Grande do Norte. Ao todo, são 226 trabalhos que vão concorrer classificação e premiação para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – Febrace – que acontecerá em São Paulo e, a edição internacional em Londres, na Inglaterra. Com o tema “Faça uma pergunta e mude a sua vida”, a Feira de Ciências motiva estudantes da rede pública realizaram trabalhos utilizando a metodologia científica.

A Feira de Ciências, que foi aberta ontem, 07, prosseguirá até essa sexta-feira, 09, para visitação pública, no Expocenter, Câmpus Leste da Ufersa Mossoró, com entrada franca. “É a pesquisa científica sendo realizada desde a educação básica, num espaço que promove a construção de novos saberes”, afirmou a professora da Ufersa, Cristiane Carvalho, coordenadora da V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que acontece numa parceria com a UERN e a Secretaria Estadual de Educação. “Para chegar até aqui foi um longo caminho de trabalho e dedicação”, disse a professora Cristiana, ao parabenizar todos os participantes.

“Independente da premiação, todos vocês já são vitoriosos”, disse o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, ao parabenizar e agradecer o empenho dos participantes. O reitor considerou a Feira de Ciências com um grande evento que cresce a cada edição e já consolidado em toda a região por envolver todas as escolas públicas que compõem a Região do Semiárido Potiguar.

Exemplo que inspira

V Feira de Ciência do Semiárido Abertura (5)

Expocenter lotado para conferir a palestra do astronauta Marcos Pontes

A palestra do astronauta Marcos Pontes motivou ainda mais os estudantes de escolas públicas participantes da V Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que acontece nas dependências da Ufersa Mossoró. O astronauta, que foi o primeiro brasileiro a integrar uma missão espacial, serviu de exemplo para os jovens estudantes de escolas públicas do Rio Grande do Norte, ao falar de sua trajetória de menino humilde até chegar a uma missão espacial da Nasa, em 2006.

Marcos Pontes falou de sonhos e da disposição de cada um em transforma-lo em realidade. “Se você acredita num sonho ele pode te levar aonde você quiser, inclusive, para fora do planeta”, disse ao contar a história dele como filho de um servente de serviços gerais e uma servidora da rede ferroviária. Para Pontes, a vontade de fazer é o mais importante.

A educação, a ciência e a tecnologia formam o ciclo do desenvolvimento

Marcos Pontes, astronauta
No caso dele, o desejo de ser piloto superou todas as dificuldades. “Não procure justificativas que empeçam realizar o seu sonho”, aconselhou o astronauta para os jovens estudantes. Marcos Pontes levou a risca conselho da mãe dele ainda adolescente: Estude, trabalhe, persista e faça mais do que as pessoas esperam de você. O astronauta elogiou a iniciativa da Feira de Ciências como forma de motivar os estudantes. “É uma forma de despertar ideias, inovações, motivar os nossos estudantes”, frisou, adiantando que no Brasil projetos como esse devem ser incentivados.

Em todo o decorrer da palestra, o Marcos Pontes enalteceu a importância da família a considerando como a “melhor equipe”. Outro ponto importante é não tomar decisões que vão de encontro com os valores pessoais. “A determinação é tão fundamental quanto a coragem para se levantar quantas vezes for necessário”, pontuou.

Para o astronauta brasileiro, além da ousadia os jovens precisam ter a consciência de que o poder de superação está dentro de cada um. “Devemos usar a nossa coragem com inteligência”, aconselhou. Ele alertou que mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo país não se deve desistir. “A educação, a ciência e a tecnologia formam o ciclo do desenvolvimento”, concluiu Marcos Pontes, sendo aplaudido pela plateia de estudantes e professores.

Ciência levada a sério

Estudantes usam equipamentos eletrônicos para montar estrutura de comunicação na Escola

Estudantes usam equipamentos eletrônicos para montar estrutura de comunicação na Escola

Inspirações não faltam para os estudantes da educação fundamental quando se trata de uma feira de ciências. A maior prova é a quinta edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar que prossegue até sexta-feira, 09, nas dependências da Ufersa Mossoró. São 226 trabalhos expostos nas mais variadas áreas e temas. Saúde, educação, meio ambiente, comunicação, tecnologia e inovação despertam o interesse dos jovens cientistas que passaram parte do ano desenvolvendo uma pesquisa para apresentar na edição regional da Feira de Ciências.

Brinquedos com sucatas, uso da casca de frutas na produção de gás natural, uso de resina do cajueiro na produção de cola natural, produção de energia eólica nas comunidades rurais, uso do WhatsApp no estudo de Inglês e até a construção de tevê escola com sucata são algumas das novidades da V edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar.

Observamos que os recursos que a nossa dispõe não estava despertando o interesse dos estudantes, então, decidimos construir a nossa própria estação de tevê

Francisco José, estudante
A ideia da instalação de uma emissora de tevê na escola partir dos estudantes Francisco José Mesquita da Silva e José Jalisson Souza da Silva, concluintes do terceiro do ensino médio, da Escola Estadual Walfredo Gurgel, do município de Antônio Martins. “Observamos que os recursos que a nossa dispõe não estava despertando o interesse dos estudantes, então, decidimos construir a nossa própria estação de tevê”, afirmou Francisco José. Todo o material utilizado pela dupla advém de reciclagem.

O projeto Tevê na Escola: um recurso a base de sucata para o benefício escolar, apresentado pela dupla, é sucesso entre os estudantes da Escola Walfredo Gurgel. A emissora, que tem alcance de 150 metros, abrange toda a área da escola e pode ser acessível pelo celular. “É muito bom expor o nosso trabalho e trocar experiências com outros estudantes”, considerou a dupla. A produção da Teve Escola de Antônio Martins-RN, pode ser acessado pelas redes sócias: Youtube e Facebook.

Acesse a Programação da Feira de Ciência do Semiárido
Confira a entrevista do astronauta Marcos Pontes ao Portal Ufersa

O astronauta Marcos Pontes fotografa com estudantes
Projetos ficam expostos durante dois dias de evento
Estudantes montam estrutura de Comunicação
Marcos Pontes na abertura da Feira
Reitor José de Arimatea de Matos saúda estudantes das escolas públicas do RN que participám da Feira
Professor Felipe Ribeiro, selecionado para ser fellow pela Fundação Lemonn e pelo MIT / Foto arquivo
Professora Cristina durante solenidade de abertura da Feira de Ciência do Semiárido