Curso de Medicina recebe o primeiro professor em solenidade para novos servidores

Servidor 27 de março de 2015. Visualizações: 5206. Última modificação: 24/02/2023 09:00:32

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido dá boas vindas a onze novos docentes que ingressam na instituição a partir da solenidade de posse promovida na manhã desta sexta-feira, dia 27, no Gabinete da Reitoria. Os atos foram assinados pelo reitor José de Arimatea de Matos, na presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante, além de servidores da casa e familiares dos novos servidores.

Essa primeira turma integra o quadro dos 27 novos nomeados somente no mês de março. Os recém-chegados estão sendo distribuídos pelos cursos de Graduação ofertados no Câmpus Central, em Mossoró, e ainda nos câmpus de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Entre os empossados está o paraense Carlos Roberto Rodrigues Barata, de Belém. Ele ingressa na instituição na condição de professor de Língua Inglesa e já se comprometeu a doar total empenho para as atividades. “Foram 10 anos me preparando para este momento. Fui criado por duas pessoas que não frequentaram a escola e por isso mesmo esse momento é ainda mais importante. A Educação se tornou uma verdadeira cruzada na minha vida”, testemunhou Carlos.

Assim como ele, Jamira Lopes de Amorim também vem de outro Estado, o Ceará, para ingressar na carreira docente aqui na Ufersa. Natural da cidade de Limoeiro do Norte, ela comenta que a Federal do Semiárido foi uma surpresa na sua vida: “eu pesquisei sobre a Ufersa e ficou muito clara a sua importância para toda a região. Que a gente (novos empossados) consolide uma carreira aqui na instituição”, proclamou ela.

Os novos servidores chegam à Ufersa no ano de celebração dos 10 anos de criação da instituição e esse feito foi lembrado pelo novo professor Ernano Arrais Júnior, que retorna à Ufersa depois de já ter passado por aqui na condição de estudante da primeira turma de Agronomia da Ufersa. “Eu vi todas as lutas pela transformação da Esam em Ufersa e é uma satisfação enorme voltar, agora, como professor”, relembrou Ernano.

O pró-reitor de Graduação, professor Augusto Pavão, também prestigiou a solenidade e ressaltou o acolhimento da instituição aos novos docentes. “Estamos prontos para, juntos, enfrentarmos os desafios que teremos na luta pela Educação”, conclamou o pró-reitor, convidando os novatos para participar do Encontro Pedagógico agendado para os dias 30 e 31 de março e primeiro de abril.

Medicina

Outro momento importante durante a solenidade desta sexta-feira, dia 27, foi a posse do primeiro professor admitido pela Ufersa para o futuro curso de Medicina. Diego Rodrigues Vasconcelos foi o primeiro dos oito médicos nomeados para atuarem no Centro de Saúde da Instituição. Os demais aprovados devem ser nomeados já no mês de abril.

A relação de Diego Vasconcelos com a Ufersa remota à antiga Esam. Ele é filho da professora aposentada Maria de Fátima Vasconcelos e do professor em atividade Heber Lopes Vasconcelos, que falaram da emoção em vê-lo seguir a carreira de docência. “É muita alegria ver nosso filho assumindo a carreira do ensino superior, ainda mais em um momento importante como este em que um novo curso está sendo implantado. Isso mostra que ele não esqueceu o que viu os pais fazerem”, comemora dona Maria de Fátima, que foi da primeira turma de agronomia da Esam.

O Centro de Saúde da Ufersa será implantado nos câmpus de Mossoró e também na nova unidade em Assú, que começa as atividades com o curso de Medicina. Até que a nova graduação esteja em plena atividade, os novos professores irão atuar nos trabalhos de implantação e também participarão de um treinamento ministrado pelo Ministério da Educação – Mec.

Para encerrar uma das mais emocionantes solenidades de posse, o reitor José de Arimatea ressaltou a importância dos servidores para este momento de formação da Ufersa. “Vocês compõem o maior capital desta Universidade. Somos uma instituição ainda em formação, são apenas 10 anos, e é sempre uma alegria em cada nova posse”, saudou o reitor.

Todos os recém-chegados à Instituição são recepcionados pela equipe da Pró-reitora de Gestão de Pessoas. Na solenidade, a titular da unidade, administradora Keliane Cavalcante, detalhou os procedimentos administrativos e os encaminhamentos necessários para os primeiros passos e ainda alertou para a realização de um Seminário de Integração com a finalidade de esclarecer sobre a carreira.

Somente nos três primeiros meses deste ano, já ingressaram no quadro efetivo da Federal do Semi-Árido 17 novos servidores, sendo 15 docentes e 02 técnicos-administrativos. Eles se juntam a uma comunidade composta atualmente por 551 técnicos e 571 docentes.

Links importantes

Acesse o o Facebook e conheça os novos professores da Ufersa
Conheça projeto arquitetônico e localização do Centro de Saúde da Ufersa
Participe do Encontro Pedagógico promovido pela Prograd