Comunidade universitária é convidada para autoavaliação

Gestão 30 de janeiro de 2015. Visualizações: 1424. Última modificação: 30/01/2015 16:29:06

Cartaz Avaliação Institucional

Para melhorar os serviços prestados, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido quer ouvir a opinião de toda a comunidade universitária. Para isso convoca estudantes, professores e técnicos administrativos, para participarem da Autoavaliação Institucional até o dia 06 de fevereiro. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), instituída por meio de Portaria assinada pelo reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos e atualmente presidida pelo professor Alexandre Oliveira, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas.

O objetivo é promover autoconhecimento sobre a realidade institucional e ser o instrumento que orienta o planejamento e a gestão universitária. O trabalho da CPA integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo exigida há todas as instituições de ensino superior. A participação da comunidade universitária se dá com a participação de seus representantes, como integrantes da CPA, e na participação da utilização dos instrumentos de autoavaliação (respondendo aos questionários).

“Queremos sensibilizar toda comunidade acadêmica para a importância da nossa autoavaliação”, reforça o presidente da CPA/Ufersa, professor Alexandre Oliveira. A CPA da Ufersa é composta por 17 membros, internos e representantes da sociedade civil organizada, que têm até o final de março de cada ano para concluir o trabalho de autoavaliação do ano anterior.

A autoavaliação é aberta a todos os membros da comunidade universitária e é a efetiva participação que legitima os resultados da mesma. A CPA atua de forma autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior. Todos os dados da autoavaliação são trabalhados de forma anônima, onde é garantido o sigilo, não há identificação por respondente. O professor Alexandre adianta que o objetivo da atual composição está voltado para a reformulação dos instrumentos de avaliação e do aumento da participação da comunidade, o que tornará o processo de autoavaliação mais legítimo. “O nosso grande desafio é ter um instrumento de avaliação confiável de onde se possam retirar conclusões efetivas e envolver ainda mais a comunidade universitária nesse processo”, reforça. No final dos trabalhos a CPA apresentará o relatório da autoavaliação, de onde poderão ser obtidos pareceres e recomedações voltados para a melhoria da qualidade da Ufersa. Responda AQUI a Avaliação Institucional.