Ufersa renova parceria com associação de catadores para Coleta Seletiva

Gestão, Responsabilidade Social 16 de dezembro de 2014. Visualizações: 1927. Última modificação: 17/12/2014 13:44:59
Reitor José de Arimatea recebe Comissão para Coleta Seletiva da Ufersa e assina Termo de Cooperação com Ascamarem | Créditos: Assecom/Ufersa

Há exatamente um ano depois de assinado o primeiro Termo de Cooperação para coleta seletiva na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o reitor José de Arimatea de Matos renovou a parceria entre a Instituição e a Associação de Catadores de Material Reciclável de Mossoró (Ascamarem), no novo acordo oficializado nesta segunda-feira, dia 15.

A Associação foi selecionada pela Comissão para Coleta Seletiva Solidária na Ufersa, também consignatária do Termo, e terá concessão para recolher o material descartado pela instituição por mais um ano. Semanalmente, a Ascamarem coleta itens como papel, papelão, plástico e metal que são depositados nas 115 bombonas plásticas espalhadas pelas dependências da universidade.

A Ufersa é uma das poucas instituições a dispor de um plano próprio para coleta seletiva. O professor José de Arimatea ressalta a importância da iniciativa no processo de consciência sustentável. “O trabalho da Comissão é gratificante para a Ufersa porque movimenta a comunidade acadêmica em uma causa tão importante como o uso sustentável dos recursos”. Novos investimentos na área estão sendo executados pela administração, como a aquisição de novas 270 bombonas para o câmpus central e outras 30 distribuídas igualmente nos câmpus de Angicos, Paus dos Ferros e Caraúbas.

Reitor José de Arimatea assina com presidente da  Ascamarem, Ronaldo Nunes, Termo de Cooperação

Reitor José de Arimatea assina com presidente da Ascamarem, Ronaldo Nunes, Termo de Cooperação

Logo em breve também será entregue o Abrigo de Resíduos, uma obra arrojada com área para triagem e depósito adequado dos descartes. Orçada em R$ 695 mil, a instalação irá integrar o trabalho da Superintendência de Infraestrutura – SIN e Comissão para Coleta Seletiva Solidária, além de ser uma facilitadora para o trabalho da Ascamarem.

O presidente da Associação habilitada para a coleta na Ufersa, Ronaldo Nunes, destaca a importância da renovação desta parceria. “Ainda é pouco o número instituições que se preocupam com esse tipo de campanha. A Ufersa cumpre a sua missão social ao se preocupar com o meio ambiente e ainda por assegurar a geração de renda para nossos associados”, elogia o presidente.

A Ascamarem é uma associação resultante da cooperação de 20 ex-catadores de lixo de Mossoró, que, hoje, coletam material reciclável e distribuem para capitais como Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Somente no primeiro ano da parceria com a Ufersa foram coletados mais de 7.300 quilos de papel, papelão e plástico.

Ufersa Sustentável

Diana Lunardi, presidente da Comissão Gestora
A coleta seletiva na Ufersa está em andamento através da criação da Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável. A partir dela já foi aberto edital para habilitação de cooperativa/associação de catadores de resíduos recicláveis, além de cursos aos servidores de empresa prestadora de serviço na área de limpeza.

A professora Diana Lunardi, presidente da Comissão, relembra que a Instituição deu um primeiro e importante passo na área. “Estamos avançando muito na gestão de coleta seletiva na Ufersa e isso só é possível graças ao primeiro passo, foi dele que conseguimos a cooperação, as bambonas, a capacitação, mas ainda precisamos do apoio da comunidade acadêmica na sensibilização quanto ao descarte adequado dos resíduos”, frisa a professora ressaltando a importância de todos participarem.

Números –

695 mil reais foram investidos na construção do Abrigo de Resíduos da Ufersa.
7.320 quilos de papel, papelão e plásticos devem ser recolhidos em 2014.
415 bambonas de plásticos estarão espalhadas por todas as unidades da Ufersa para coleta de resíduos.

Serviço –

Acompanhe AQUI o trabalho da Comissão
Conheça o Plano de Logística Sustentável da Ufersa
Participe do Desafio da Sustentabilidade e ajude a Ufersa vencer a disputa do MEC