Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Professor da Ufersa é homenageado em Congresso Internacional de Apicultura

Pesquisa 1 de novembro de 2017. Visualizações: 2010. Última modificação: 01/11/2017 11:31:38

Presidente da Federação Internacional de Apicultura – Apimondia, Mr. Phillip McCabe, e o professor Dr. Lionel Gonçalves| Foto: Cedida.

O professor visitante voluntário do Setor de Apicultura e do Departamento de Ciências Animais – DCAN da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Dr. Lionel Segui Gonçalves, foi homenageado na cerimônia de encerramento do maior Congresso Internacional de Apicultura, o 45th Apimondia International Apicultural Congress, na Turquia, com o Título de Membro Honorário da Apimondia pelos seus 50 anos de participação e contribuições científicas em prol do desenvolvimento da Apicultura nos Congressos da Apimondia.

No mesmo evento, que reuniu mais de 12 mil participantes e representantes de 135 países, o professor Gonçalves apresentou duas comunicações orais de trabalhos científicos sobre abelhas, desenvolvidos por ele e seus orientados Herica Domingues Tertulino, Daiana da Silva Sombra, Ricardo dos Santos e Dayson Castilhos. As pesquisas foram realizadas no Setor de Apicultura da Ufersa, que tem como responsável a professora Dra. Kátia Peres Gramacho.

O professor Lionel Gonçalves é um dos principais pesquisadores e ativistas na luta pela proteção às abelhas tendo lançado a Campanha No Bee, No Food (Sem Abelha, Sem Alimento) que, em 2013, encabeçada pelo Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura da Ufersa – CETAPIS, angariou 22 mil assinaturas em uma petição pública entregue aos Ministérios do Meio Ambiente e ao da Agricultura pedindo políticas públicas de proteção. O pesquisador ressalta a importância de protegê-las, sobretudo porque cerca de 70% da nossa alimentação depende da polinização das abelhas. Durante o Apimondia, o pesquisador também promoveu a iniciativa Bee Or Not To Be que faz parte da campanha, que já tem projeção internacional, assim como o site e o aplicativo Bee Alert elaborado para smartphones. Essa é a primeira plataforma on-line com a finalidade de registrar gratuitamente ocorrências de desaparecimento ou morte de abelhas em apiários de qualquer parte do mundo, indicando local, intensidade e possíveis causas, e dê grande contribuição para o estudo do declínio destes polinizadores. O Bee Alert está disponível nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Acesse a página da Campanha, entenda a luta e baixe o aplicativo.

Professor Dr. Lionel Gonçalves divulgando a iniciativa “Bee Or Not To Be”, que faz parte da Campanha “No Bee, No Food”|Foto: Cedida.

Sobre o Apimondia International Apicultural Congress

O 45th Apimondia International Apicultural Congress promove globalmente o desenvolvimento apícola científico, ecológico, social e econômico e o setor apícola. O evento inclui conferências, mesas-redondas, exposições, passeios técnicos e apresentações de pôsteres, reunindo pesquisadores e profissionais em torno de conhecimentos sobre as abelhas, técnicas de produção de mel e outros produtos. A edição de 2017 do evento ocorreu no período de 29 de setembro a 4 de outubro, em Istambul, na Turquia, sendo uma ótima ocasião para a troca de experiências sobre os últimos desenvolvimentos no mundo da apicultura.

Professor Dr. Lionel Gonçalves divulgando a iniciativa “Bee Or Not To Be”, que faz parte da Campanha “No Bee, No Food”|Foto: Cedida.