A Universidade Federal Rural do Semi-Árido foi vencedora nas duas categorias em que concorria no Prêmio Santander Universidade – 2014. O troféu mais importante veio com a categoria Universidade Solidária, em reconhecimento ao trabalho de pesquisa “Avaliação de um modelo de gestão sustentável dos resíduos orgânicos para a Associação Comunitária Reciclando para Vida”. Já na categoria Empreendedorismo (Júri Popular), o projeto “Potencialização e uso sustentável dos recursos água e solos no semiárido e seus impactos na produção agrícola familiar” foi o segundo mais votado.
Os projetos são de estudantes e servidores da Ufersa. O de Empreendedorismo é fruto do Programa de Pós-graduação em Manejo de Solo e Água e disputava com a proposta de redução dos danos sofridos na produção de agricultores em período de estiagem no Projeto de Assentamento Santa Agostinha, localizado na cidade de Caraúbas, RN. A iniciativa foi defendida em um comitê técnico pela estudante Jucirema Ferreira da Silva, em São Paulo, onde também aconteceu a cerimônia de premiação na tarde desta quarta-feira, dia 05 de novembro.
Na categoria Universidade Solidária o anúncio do Prêmio também é comemorado pelos integrantes da Associação Comunitária Reciclando para a Vida – Acrevi, na qual o projeto foi desenvolvido. A proposta encabeçada pelo servidor Júnior Souto visa transformar os resíduos orgânicos coletados pela Acrevi em adubo para hortas. “Por enquanto, as hortaliças produzidas com esse adubo são comercializadas com os próprios associados, mas a nossa intenção é ampliar”, antecipa Souto. A entidade está sediada em Mossoró e é referência no trabalho de coleta seletiva. Boa parte das ações da Acrevi conta com a parceria de projetos e ações da Ufersa.
Os pós-graduandos da disputa são orientados pelo professor Nildo Dias, que comemorou dos Estados Unidos o desempenho da Ufersa na Premiação. “Nossos projetos foram bastante elogiados pelas Universidades presentes na cerimônia de premiação. Quero agradecer o empenho de todos na votação, pois tivemos ajuda de todo o Brasil, inclusive de brasileiros morando no exterior”, transmite ele.O que nos inspirou, o que nos ajudou a pensar o projeto, foi a questão de minimizar os efeitos da seca na produção agrícola no Semiárido
A 10ª edição do Prêmio Santander Universidade recebeu inscrição de mais de 2o mil projetos de 1.067 Instituições de Ensino Superior e apenas 15 chegaram à fase final. As equipes vencedoras ganharam 1 curso de Empreendedorismo (bolsa de estudos) na Babson College, em Boston nos EUA. Além disso, receberão a Mentoria da Endeavor, organização brasileira referência no tema Empreendedorismo e um Certificado de Ouro equivalente a R$ 100 mil para a execução do projeto.
Saiba mais sobre o Projeto
http://youtu.be/5lNFaJxfVBk