A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) abriu na manhã desta quarta-feira, 27, a 6ª edição da Semana de Engenharia de Pesca – VI SEMEP. Com o tema “Mulheres na Engenharia de Pesca”, o evento prossegue até sexta-feira, 29, no Auditório da Proec, no Lado Leste do Campus Sede, com mesas-redondas, palestras, minicursos e oficinas. A Semana, organizada pelo PET Engenharia de Pesca (PET Pesca), a Empresa Júnior Proaqua e o Centro Acadêmico de Engenharia de Pesca (CAEP), é voltada para professores, discentes, técnicos-administrativos e a sociedade civil em geral e tem como propósito promover o intercâmbio entre estudantes de diversas instituições e permitir a troca de conhecimento entre professores, alunos e profissionais das mais variadas áreas que a engenharia de pesca abrange, assim como discutir sobre a atual situação do mercado de trabalho em relação às profissionais do gênero feminino.
Após momento artístico-cultural que contou com a apresentação do cantor e sanfoneiro, Severo Ricardo, discente do curso de Música da UERN, e com a ilustre presença do poeta Antônio Francisco que recitou alguns dos seus famosos poemas, foi a vez da composição da mesa de abertura que teve a presença do Vice-Reitor da Ufersa, professor José Domingues Fontenele Neto, na ocasião representando o Reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos; a Vice-Diretora do Centro de Ciências Agrárias, professora Liz Carolina da Silva; a coordenadora do curso de Engenharia de Pesca, professora Juliana Vaz; e o professor do curso de Engenharia de Pesca, tutor do PET Pesca, coordenador do evento e Chefe de Gabinete, professor Felipe Ribeiro.
Os membros da mesa parabenizaram os organizadores pela realização da VI Semana e ressaltaram a importância da escolha do tema “Mulheres na Engenharia de Pesca” como pauta de discussão do evento. O Vice-Reitor, professor José Domingues, também falou sobre o vasto campo de possibilidades do profissional de Engenharia de Pesca ressaltando que o mercado de trabalho para esse engenheiro é amplo e está em crescente ascensão e enfatizou a elevada qualidade dos alunos egressos da Ufersa devido ao excelente ensino e as múltiplas oportunidades de crescimento que os alunos vivenciam durante a graduação, como a participação na organização de eventos científicos, como é o caso da VI Semana.
O evento continuou com uma mesa-redonda que debateu as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho da Engenharia de Pesca. A mesa foi mediada pela professora Celicina Borges de Azevedo e teve a presença das engenheiras de pesca Maria Joana Nogueira e Juliana Paula e do engenheiro de Pesca, Enox de Paiva Maia. À tarde, a programação continua com três palestras que irão abordar “A substituição da artêmia em larviculturas de camarão”, com Candi Demarchi (AQUATEC Aquacultura LTDA); “Influências de infecções secundarias nos surtos de WSSV”, com o engenheiro de pesca e Supervisor técnico da Guabi, Carlos Alpoim; e “Atribuições e anotações de responsabilidade técnica (ART) e normativos e ética profissional”, com o engenheiro de pesca Elizeu Brito (CREA).
Além da mesa-redonda e das palestras, a Semana ainda conta com três minicursos nesta quinta-feira, 28, sobre “Construções na aquicultura”, com o professor Dr. Junior Bessa; “Primeiros socorros”, com o Corpo de Bombeiros; e “Licenciamento ambiental para projetos aquícolas”, com o engenheiro de pesca, M.sc. Jefferson Alves. Os minicursos acontecem no horário das 7 às 11h e das 13 às17hs, no Auditório da Proec. À noite, a partir das 18h, acontece a II Copa SEMEP.
Na sexta-feira, 29, a partir das 8h, acontecem dois eventos paralelos: a Oficina “Métodos de coleta de amostras para análise na aquicultura”, com o engenheiro de pesca Ana Paula Menezes (ABCC); e a Oficina “Produtos produzidos com algas”, com o grupo Mulheres de Corpo e Alga de Icapuí.