Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Editora internacional publica livro com pesquisa do Programa de Ciência Animal

Pesquisa 11 de setembro de 2017. Visualizações: 1305. Última modificação: 11/09/2017 17:33:47

Ultrassonografia em cutia | Foto: Cedida

Um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Ufersa publicou um capítulo no livro intitulado “Theriogenology” (“Estudo da Reprodução”, em tradução livre), o qual foi editado pela “InTech – Open Science, Open Minds”, editora sediada na União Europeia. O capítulo tem como título: “Estrus Cycle Monitoring in Wild Mammals: Challenges and Perspectives” (em tradução livre para “Monitoramento do Ciclo Reprodutivo em Mamíferos Silvestres: Desafios e Perspectivas”). A pesquisa é importante, sobretudo para orientar o manejo reprodutivo e possibilitar a aplicação futura de técnicas de reprodução assistida (ARTs) visando a conservação de mamíferos silvestres fora do seu habitat.

O capítulo está assinado pelo Professor Alexandre Rodrigues Silva (organização), em coautoria com suas orientandas de doutorado pelo Laboratório de Conservação de Germoplasma de Animais, Lívia Campos,  Keilla Maia, e Gislayne Peixoto (Doutora pela Rede Nordeste de Biotecnologia –  RENORBIO); professora Alexsandra Fernandes Pereira e sua orientanda de doutorado pelo Laboratório de Biotecnologia Animal da Ufersa, Alana Borges; e professor Nei Moreira, do Departamento de Biociências da Universidade Federal do Paraná – UFPR.

No resumo que introduz o capítulo, textualmente, os pesquisadores explicam que “a informação sobre os aspectos reprodutivos básicos dos mamíferos selvagens permanece escassa e as práticas de manejo adequadas ainda não foram desenvolvidas para todas as espécies”. O desenvolvimento da obra visa discutir “os métodos mais utilizados atualmente para o monitoramento reprodutivo em fêmeas selvagens. Além disso, as dificuldades relativas à sua utilização em diferentes espécies e as possibilidades desses procedimentos em cativeiro ou em mamíferos de vida livre”.

A “InTechOpen” é uma das maiores editoras de livros do mundo com acesso aberto de conteúdo voltado à Ciência, Tecnologia e Medicina. Criada em 2004, fornece acesso on-line gratuito e já publicou mais de 3 mil livros, reunindo mais de 100 mil cientistas internacionais.

Acesse AQUI a íntegra do Capítulo (em Inglês).

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal – PPGCA da Ufersa iniciou suas atividades em 2006 com o Mestrado Acadêmico em Ciência Animal e, em 2011, iniciou a oferta do Doutorado Acadêmico. O programa tem pesquisadores nas áreas de Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Biologia e demais áreas afins com trabalhos focados nos problemas do Semiárido.

Estudante de Ciência Animal realizando análise microscópica | Foto: Cedida