Educação com esporte é uma combinação que, no Campus Caraúbas, tem rendido constantes subidas ao pódio. Estudantes do Projeto de Extensão com aulas de Jiu-jitsu participaram pela primeira vez do Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu da Confederação Brasileira de Lutas Profissionais, que aconteceu na cidade de Fortaleza/CE.
Ao todo, oito membros da comunidade acadêmica estavam inscritos nesta modalidade e três deles retornaram com medalhas: duas de primeiro lugar, asseguradas pelos atletas Tales Sales e Arthur Guilherme, e uma de bronze, conquistada pelo técnico desportivo Diego Renan Pereira Quadros, que coordena o Projeto.
Essa conquista consolida a boa temporada do grupo, que já conseguiu também outras três medalhas na classificação final durante o Campeonato Brasileiro, realizado no primeiro semestre.
A iniciativa já existe desde meados de 2015 e conta, hoje, com 25 participantes, entre estudantes dos cursos de graduação da Ufersa e a comunidade externa. Eles estão distribuídos em duas turmas, sendo uma para iniciantes e outra com nível mais avançado, que treina para competição.
Os interessados em participar das aulas devem procurar o setor de esportes na Coordenação de Assuntos Estudantis do Campus Caraúbas e ter, no mínimo, 9 anos de idade. As aulas acontecem dentro da estrutura do próprio campus. “Nesse projeto, a gente promove a cidadania e a inclusão social”, defende Diego Quadros.
A gente promove a cidadania e a inclusão social