Ufersa discute o transporte público de estudantes com empresa que opera em Mossoró

Estudante 10 de agosto de 2017. Visualizações: 1806. Última modificação: 10/08/2017 18:31:15

Na pauta, foram apresentados dados sobre o número de estudantes que utilizam o transporte público na cidade / Foto Eduardo Mendonça Assecom

O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, recebeu na manhã desta quinta, 10, os diretores da empresa Cidade do Sol que opera o transporte público em Mossoró. Participaram do encontro, o Diretor Waldemar Araújo e o Diretor de Operações da Companhia, Mauro Biccas. O Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, também participou do encontro.

Na pauta, foram apresentados dados sobre o número de estudantes que utilizam o transporte público na cidade. Pelo balanço da empresa, no segmento estudantes, os alunos da Ufersa são os que mais usam a frota do transporte público representando 23% do total. Pelos dados de julho, quase 13 mil estudantes da Ufersa usaram os ônibus coletivos de Mossoró.

Diante dessa demanda, a empresa Cidade do Sol, que tem a licença para operacionalizar o transporte público em Mossoró pelos próximos 10 anos, debateu com a Reitoria alternativas sobre como melhorar a vida de quem depende desse tipo de transporte. No encontro, foram traçados 2 encaminhamentos: ajudar na divulgação do aplicativo da Cidade do Sol e buscar uma reunião conjunta com o DNIT para recuperar a área de parada dos ônibus às margens da BR 110 em frente a Ufersa. A reunião já foi confirmada e deve acontecer nesta segunda, dia 14, na sede do órgão em Mossoró.

No aplicativo, o usuário pode ver com precisão a hora de chegada e partida dos ônibus e o tempo que falta para o coletivo chegar às paradas / Imagem cedida

Quanto ao uso do aplicativo da Cidade do Sol, os diretores da empresa falaram que ele pode colaborar com a organização do estudante. No aplicativo, o Cittamobi, o usuário pode ver com precisão a hora de chegada e partida dos ônibus e o tempo que falta para o coletivo chegar às paradas. Isso só é possível graças aos GPS presentes nos 26 ônibus da frota da empresa.

Além disso, também a reunião tratou de outros benefícios que já estão acontecendo no transporte público de Mossoró como a bilhetagem eletrônica, a biometria facial, acessibilidade, entre outros.

O Reitor Arimatea reforçou o compromisso da Ufersa em apoiar o transporte público. “Entendemos a importância do transporte público para os estudantes que vêm das mais variadas áreas da cidade para a Ufersa. Por isso, não vamos medir esforços para que esse transporte tenha mais qualidade e segurança aos usuários, principalmente para os nossos estudantes”, destacou o Reitor.

Os diretores da Cidade do Sol agradeceram o apoio e revelaram que estão aproveitando os talentos da Ufersa nessa construção do transporte público de Mossoró. Atualmente, a empresa conta com 4 servidores egressos do curso de Engenharia de Produção e mais 1 estagiário no seu quadro de colaboradores.