O Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, recebeu na manhã desta quinta, 10, os diretores da empresa Cidade do Sol que opera o transporte público em Mossoró. Participaram do encontro, o Diretor Waldemar Araújo e o Diretor de Operações da Companhia, Mauro Biccas. O Vice-Reitor, o professor José Domingues Fontenele Neto, também participou do encontro.
Na pauta, foram apresentados dados sobre o número de estudantes que utilizam o transporte público na cidade. Pelo balanço da empresa, no segmento estudantes, os alunos da Ufersa são os que mais usam a frota do transporte público representando 23% do total. Pelos dados de julho, quase 13 mil estudantes da Ufersa usaram os ônibus coletivos de Mossoró.
Diante dessa demanda, a empresa Cidade do Sol, que tem a licença para operacionalizar o transporte público em Mossoró pelos próximos 10 anos, debateu com a Reitoria alternativas sobre como melhorar a vida de quem depende desse tipo de transporte. No encontro, foram traçados 2 encaminhamentos: ajudar na divulgação do aplicativo da Cidade do Sol e buscar uma reunião conjunta com o DNIT para recuperar a área de parada dos ônibus às margens da BR 110 em frente a Ufersa. A reunião já foi confirmada e deve acontecer nesta segunda, dia 14, na sede do órgão em Mossoró.
Quanto ao uso do aplicativo da Cidade do Sol, os diretores da empresa falaram que ele pode colaborar com a organização do estudante. No aplicativo, o Cittamobi, o usuário pode ver com precisão a hora de chegada e partida dos ônibus e o tempo que falta para o coletivo chegar às paradas. Isso só é possível graças aos GPS presentes nos 26 ônibus da frota da empresa.
Além disso, também a reunião tratou de outros benefícios que já estão acontecendo no transporte público de Mossoró como a bilhetagem eletrônica, a biometria facial, acessibilidade, entre outros.
O Reitor Arimatea reforçou o compromisso da Ufersa em apoiar o transporte público. “Entendemos a importância do transporte público para os estudantes que vêm das mais variadas áreas da cidade para a Ufersa. Por isso, não vamos medir esforços para que esse transporte tenha mais qualidade e segurança aos usuários, principalmente para os nossos estudantes”, destacou o Reitor.
Os diretores da Cidade do Sol agradeceram o apoio e revelaram que estão aproveitando os talentos da Ufersa nessa construção do transporte público de Mossoró. Atualmente, a empresa conta com 4 servidores egressos do curso de Engenharia de Produção e mais 1 estagiário no seu quadro de colaboradores.