O Programa de Extensão Semiárido Digital, selecionado pelo Edital PROEXT/MEC 2016, é uma iniciativa da Ufersa que leva estruturação de Telecentros e Casas Digitais e formação de multiplicadores em municípios do Semiárido Potiguar. As ações do Programa já estão presentes nas cidades de Janduís, Angicos, Caraúbas, na comunidade da Maísa, em Mossoró e, agora, chega também ao município de Fernando Pedroza, cuja aula inaugural das atividades acontecera na última terça-feira, dia 1 de agosto.
Em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores da cidade, a iniciativa tem por objetivo levar inclusão digital às comunidades que não possuem acesso a computadores e à internet. No caso de Fernando Pedroza, uma das atividades é a oferta dos Cursos Básicos de Informática que serão ministrados no Telecentro da Câmara de Vereadores e no Laboratório de Informática da Escola Municipal Fabrício Pedroza, a partir do próximo dia 09 de agosto.
Participam do Programa estudantes selecionados das escolas da rede municipal e estadual de ensino, além de vagas para os demais moradores da comunidade. O público contemplado irá assistir às aulas ministradas por um estudante da Ufersa com bolsa financiada pelo município. Sob a coordenação da professora Danielle Casillo, do curso de Computação da Ufersa, a estimativa é que até a conclusão do Programa, aproximadamente, mil pessoas sejam contempladas com as ações.
A proposta do Programa é oferecer a reestruturação física e lógica de 11 Telecentros e Casas Digitais disponíveis nos municípios contemplados, como também oferecer formação à comunidade por meio de palestras, eventos (feira do incluir, valorizar e empreender), cursos presenciais básicos de informática e cursos à distância com temas relevantes relacionados à necessidade e interesse de cada comunidade, como economia solidária, cooperativismo, sustentabilidade, agricultura familiar, entre outros.
Saiba mais sobre o curso de Ciência da Computação e as atividades da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.