O Campus de Pau dos Ferros teve uma semana bastante agitada no que diz respeito ao ensino de graduação. É que o Projeto Ciência se Aprende na Prática I, promoveu duas ações importantes na unidade acadêmica. A primeira ação foi o Lançamento de Foguetes de Garrafas PET e a segunda, a Competição de Pontes de Macarrão.
Os dois eventos foram realizados em frente ao bloco de salas de professores e no auditório do Centro de Convivência, respectivamente. As iniciativas tiveram o objetivo de apresentar os trabalhos desenvolvidos por alunos de Mecânica Clássica, Mecânica Geral I e Resistência dos Materiais I. Entre os participantes estavam discentes, servidores técnico-administrativos, professores, pais e comunidade externa. Juntos, os eventos contaram com a presença de aproximadamente 250 pessoas.
O lançamento dos foguetes se dá por meio de uma garrafa PET, como as de refrigerante. A garrafa é enchida com água a um terço e depois é invertida no suporte de pressão. Usa-se uma bomba de bicicleta ou outra fonte qualquer de ar, que quando estiver comprimido ao máximo, a garrafa é liberada pelo sistema de soltura. O ar comprimido irá empurrar a água para baixo fazendo, assim, a garrafa subir.
Já a competição de Pontes de Macarrão da Ufersa traz a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de mecânica, estática e resistência dos materiais, para elaboração e ensaio destrutivo, de uma ponte a base de macarrão tipo espaguete. Segundo o professor Cláwsio Rogério Sousa, a competição aflora o espírito de competição e de trabalho em grupo dos alunos, e aproxima os projetos desenvolvidos na universidade da nossa realidade.