Os estudantes do 9º período de Medicina Veterinária da Ufersa realizaram nesta quinta o Seminário de Capacitação em Zoonoses no município de Serra do Mel, a 40 quilômetros de Mossoró. A ação foi coordenada pelo professor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Alexandro Iris Leite e aconteceu por meio da parceria entre a Prefeitura de Serra do Mel e a Universidade.
Participaram do seminário os produtores rurais, agentes comunitários de saúde, agentes de controle de endemias, representantes da educação e da Emater num total de 45 participantes.
O evento contou com a presença do Prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, do Secretário de Agricultura, Francisco Flávio Vicente, e do Engenheiro Agrônomo, Braz Lino de Oliveira. O Seminário teve como objetivo oferecer informações sobre as principais enfermidades comuns entre o homem e os animais – zoonoses – com destaque àquelas de maior relevância para a realidade local e o semiárido.
De acordo com o professor Alexandro, as mudanças no comportamento social e demográfico da população, assim como as alterações ambientais, têm influenciado de forma marcante a interface homem-animal, favorecendo ao aparecimento e/ou ressurgimento de enfermidades como as zoonoses e endemias transmitidas por vetores que representam um desafio em saúde pública. “A formação e a capacitação para o reconhecimento e controle destas doenças se revestem da maior importância, pois permitem as ações de promoção e vigilância para se evitar a ocorrência e disseminação das mesmas”, destacou o professor.
Entre os temas, os alunos destacaram a prevenção e os cuidados com a Raiva; Leishmaniose Visceral (Calazar); Dengue / Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela; Doença de Chagas; Teníase / Cisticercose; Toxoplasmose; Leptospirose e controle de Roedores.