De bem com a vida. Assim os servidores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido estão antecipando as comemorações pela passagem do Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28. Nesta quinta-feira, 23, o reitor da Ufersa professor José de Arimatea de Matos, levou a sua mensagem aos funcionários da Universidade, durante atividades realizadas no Auditório do CTARN, no Câmpus Leste da Ufersa Mossoró.
Ao falar aos servidores, o reitor José de Arimatea, demonstrou satisfação em comemorar a data, estabelecida há 75 anos, com a criação por meio de decreto do governo federal, o Dia do Servidor Público. O reitor lembrou que ao longo de sete décadas, muita coisa mudou, citando, por exemplo, a extinção de alguns cargos como o de contínuo e o de datilógrafo.
Com relação à Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o professor Arimatea ressaltou a duplicação no número de servidores verificada nos últimos dois anos. “Com relação aos professores esse número aumentou 50%”, frisou, acrescentando que houve um aumento na qualificação, bem como no número de mulheres ingressantes na Ufersa. Hoje, a nossa Universidade conta com 01 servidor para 26 estudantes, quando o preconizado é de 01 para cada 15. “Esperamos que o governo continue com a expansão do ensino superior, contratando mais técnicos qualificados para os quadros das universidades”, afirmou o reitor.
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Keliane Cavalcante, classificou o momento como de reconhecimento e valorização aos servidores da Universidade. “Um fazer importante voltado para educação do país e, consequentemente, para o desenvolvimento da sociedade”, considerou, elencando dedicação, qualificação e prestezas como principais característica do bom servidor público.
Após a exibição do vídeo, que mostrou a experiência do servidor mais antigo na instituição e a expectativas de uma servidora recém-chegada. Confira AQUI. Os servidores assistiram apresentação de música clássica com integrantes do Conservatório de Música da UERN, sob o comando do professor Joabe Wiilians, com a participação dos concluintes Alan Romel e Júnior Fernandes.
O ponto alto da manhã aconteceu com a palestra “Postura e alívio das tensões do corpo nos estudos, no trabalho e na vida”, ministrada pelo professor, Geraldo Pimentel. Em clima de muita descontração, os servidores receberam dicas sobre postura, respiração, combate ao estresse e de relacionamentos, tanto pessoal, como no trabalho. No final, o professor Geraldo Pimentel deixou a reflexão: “A força de vontade é o que nos move. Não existe falta de tempo, o que existe é falta de vontade”.