
Exposição Fotográfica resultante de atividade pedagógica desenvolvida nas disciplinas do curso de C&T/Foto: Felipe Cafré/Assecom/Ufersa
Os estudantes das disciplinas de “Sociologia” e “Ambiente, Energia e Sociedade” ministradas, respectivamente, no primeiro e quinto períodos do Curso de Ciência e Tecnologia da Ufersa vivenciaram práticas de fotografia como estratégia didática para discutir temáticas transversais ao conteúdo do currículo.
A iniciativa partiu do professor Alan Martins que desenvolveu com as turmas questões como trabalho, consumo, ambiente e ética incitando um olhar crítico sobre a realidade cotidiana a partir do registro fotográfico. O resultado pode ser conferido em uma amostra com aproximadamente 50 registros que permanece à disposição da comunidade acadêmica no hall do Centro de Convivência, Campus Leste, nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de abril.
As quatro turmas envolvidas na proposta reúnem cerca de 200 alunos, que integram o projeto “Ser ou não ser? Estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética” coordenado pelo professor Alan Martins, do Centro de Engenharias – CE, em parceria com a professora Jacqueline Cunha de Vasconcelos Martins, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas – CCSAH.Temos um trabalho para além da sala de aula, disponível à contemplação de toda a comunidade universitária
A experiência é inusitada para os estudantes tradicionalmente envolvidos em um curso mais técnico e igualmente gratificante para os professores que, pela primeira vez, levaram essa prática à sala de aula. “É gratificante ver o envolvimento de todos. Agora temos um trabalho para além da sala de aula, disponível à contemplação de toda a comunidade universitária”, comenta ele, já antecipando que pretende repetir a metodologia.
A ação do “Ser ou não ser?” é uma das dez propostas que vêm sendo desenvolvidas na Ufersa por meio do edital de Chamada Institucional de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação, publicado pela Pró-reitoria de Graduação – PROGRAD, em 2016, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de propostas que trabalhem o suporte pedagógico e/ou ações de combate à reprovação e evasão.
Aos projetos selecionados foram distribuídas vinte bolsas para estudantes colaboradores das ações com foco, sobretudo na melhoria e inovação do ensino nos cursos de graduação da Ufersa.
Relembre o Edital e as Propostas selecionadas
Conheça os Cursos de Graduação da Ufersa
SERVIÇO –
O quê? Exposição “Ser ou não ser? Estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade”
Onde? Hall do Centro de Convivência, Campus Leste.
Quando? Nesta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de abril.
FOTOGALERIA –