Quem foi ao Teatro Municipal Dix-Huit Rosado na noite desta terça, 04, viu e ouviu uma apresentação diferente, não muito comum de se acompanhar na região. Com um teatro lotado, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba trouxe música clássica para Mossoró. Música para iniciar as comemorações pelos 50 anos de ESAM/Ufersa. O Quarteto Orum, do Núcleo de Música da Ufersa, abriu o Concerto no Teatro.
Antes da apresentação da Orquestra, o Reitor da Ufersa, o professor José de Arimatea de Matos, deu as boas vindas a todos os presentes e cumprimentou as autoridades que foram prestigiar o evento. “Estamos muito felizes em ver esse Teatro lotado”, comemorou o Reitor. Entre as autoridades, estavam a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; a Vice-Prefeita, Nayara Gadelha; o Reitor da UERN, o professor Pedro Fernandes; o Diretor do IFRN em Mossoró, o professor Jailton Barbosa; a Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, a Vereadora Izabel Montenegro e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Mossoró, o empresário Getúlio Vale.
O Reitor Arimatea lembrou da missão da Ufersa no semiárido e fez um balanço das ações e das principais conquistas alcançadas pela instituição. O Magnífico também fez questão de agradecer a importante contribuição importante de professores, técnicos, colaboradores terceirizados e, principalmente, alunos que fazem a Ufersa ser reconhecida com excelência em suas atividades. “Somos Ufersa ontem, hoje e sempre”, defendeu. Arimatea ainda lembrou das premiações da Universidade como o Cactus Baja, os prêmios Santander, Ideia, Fundação Banco do Brasil, e o excelente nível do curso de Direito, sendo hoje apontado como o quinto melhor do Brasil, segundo o ranking do Exame da OAB. “Hoje somos a melhor Universidade do Norte-Nordeste do país e a 32º do Brasil. Ascendemos 17 posições no cenário nacional na última avaliação do MEC”, finalizou o Reitor aos presentes.
Após a abertura, foi a vez de entregar a palavra ao representante da Orquestra da UFPB. O Diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Arte da Universidade paraibana, o professor Ulisses Silva, ficou impressionado com a dimensão e a grandeza do Teatro e se mostrou muito satisfeito em começar a Turnê da Sinfônica por Mossoró. “São muitas comemorações. Estamos festejando os 50 anos de ESAM/Ufersa e também lembrando os 130 anos de nascimento do grande músico brasileiro, Heitor Villa Lobos”, comentou o professor agradecendo a recepção do público.
A apresentação da Orquestra Sinfônica durou aproximadamente 1 hora e 30 minutos e foi transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais da Ufersa. Depois de Mossoró, a Orquestra da UFPB segue para as Universidades Federais do Ceará, do Piauí e do Maranhão. E na Ufersa as comemorações pelos 50 anos de instituição continuam. Nesta terça, a Comissão apresentou a programação de eventos para marcar esse aniversário.
Confira a programação: