Grupo de Estudos em Educação da Ufersa debate direitos humanos na escola

Estudante, Pesquisa 16 de março de 2017. Visualizações: 1022. Última modificação: 16/03/2017 10:00:38

Encontro aconteceu na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufersa e contou com um bom número de participantes / Foto cedida

Coordenadora do Grupo, professora Ady Canário e o professor Luiz Gomes ao lado de uma participantes do encontro / Foto cedida

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, reiniciou suas atividades nesta quarta com um encontro para debater o tema “Direitos Humanos na Escola: a escola democrática”. O expositor foi o professor Luiz Gomes do curso de Licenciatura em Educação do Campo. O encontro contou com a participação de educadores e de membros do grupo, professores/as da educação básica, estudantes de cursos de graduação e de pós- graduação da Ufersa, UERN e UFRN. Nesta primeira reunião, os participantes investigaram os discursos e seus contextos nas práticas educativas, ciências humanas e sociais, concebendo a linguagem como prática social, na articulação entre Língua, Memória e a História dos sujeitos sociais, produção de identidades múltiplas, sem perder de vista os conflitos da interação humana.

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discursos e Sociedade foi criado em 2015 e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A coordenação é da professora Ady Canário, docente do Curso de Educação do Campo da Ufersa. Aberto aos(às) interessados(as) em participar e as parcerias, o Grupo oferta atualmente 3 linhas de pesquisas: Estudos em Linguística Aplicada: ensino inclusivo e bilíngue; Estudos sobre Formação docente, Identidades e Direitos Humanos e a linha de Estudos sobre Práticas de Leitura e Escrita no/do Campo e outros contextos.