Horta Didática amplia atividades para outras escolas

Extensão 9 de março de 2017. Visualizações: 2519. Última modificação: 09/03/2017 08:27:55

Estudantes de ensino fundamental desenvolvem atividades práticas na horta da escola/Foto: Eduardo Mendonça

Pelo quarto ano consecutivo, o Projeto Horta Didática da Escola, desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, retomou as atividades na Escola Estadual Francisca Martins de Sousa, beneficiando crianças do ensino fundamental. “O desafio agora é estender o projeto para outras escolas e também para os demais campi da Universidade”, adiantou o coordenador Giorgio Mendes. A próxima escola a receber a horta será à Escola Municipal Paulo Cavalcante, localizada no bairro Sumaré, em Mossoró, que deve acontecer ainda neste mês de março.

Além do cultivo de uma horta como recurso pedagógico, o projeto oferece outras atividades de ensino e pesquisa, ministradas pelos 07 bolsistas, vinculados ao projeto, estudantes universitários da área das Ciências Agrárias e da Licenciatura Educação do Campo.

O Projeto Horta Didática na Escola tem como proposta trabalhar a questão da alimentação saudável a partir do cultivo de hortas sem o uso de agrotóxicos. “Preparar as crianças para uma vida saudável é uma obrigação de todos nós para que tenhamos as futuras gerações bem mais alimentadas com qualidade de vida e consciência ambiental”, pontua Giorgio. Veja AQUI o documentário Saber Plantar sobre o Projeto Horta Didática na Escola Estadual Francisca Martins de Sousa.

A partir desse ano a Horta Didática passa funcionar como Programa de Extensão ampliando da Ufersa/Foto: Eduardo Mendonça

Com o êxito obtido pelo Projeto nos últimos três anos, Horta Didática na Escola passou a ser um Programa de Extensão, o que implica numa maior atuação e abrangência das atividades. No ano passado, ao concorrer o Edital 12/2016, a horta ficou na segunda colocação entre os cinco programas aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufersa.

Com a aprovação, o Programa Horta Didática na Escola captou recursos no valor de R$ 96.200,00, para mais 29 meses de atividades. O valor aprovado é destinado a pagamento de bolsas (R$ 81.200,00) e aquisição de materiais de consumo, equipamentos e serviços (R$ 15.000,00).

Além da implantação da Horta na Escola, projeto pioneiro, o Programa pretende implantar os projetos: Empreendedorismo Escolar, Saúde na Escolar, Teatro na Escola, Educação Ambiental na Escola, Educação Ambiental para Todos e, Informática Educativa. “São um leque de ações correlacionadas voltadas para a aprendizagem dos estudantes de forma interdisciplinar, tendo como proposta principal a aprendizagem, aliando teoria e prática”, resume Giorgio Mendes, coordenador do Programa Horta Didática na Escola.

Mais uma fotografia da exposição Horta Didática na Escola com estudantes da Escola Francisca Martins de Sousa/Foto: Eduardo Mendonça