Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Comunicação

Hospital da Ufersa atende animais silvestres

Estudante, Pesquisa 15 de fevereiro de 2017. Visualizações: 5191. Última modificação: 15/02/2017 08:24:32

Jabuti. Répteis também são atendidos pelo Hovet / Foto Assecom Ufersa

Hamster atendido pela equipe do Hovet / Foto Assecom Ufersa

Há mais de 20 anos que o Hospital Veterinário Dix-Huit Rosado da Ufersa (Hovet) vem sendo um grande laboratório para atividades acadêmicas do curso de Medicina Veterinária. A Unidade conta com atendimentos para pequenos e grandes animais domésticos e também com serviços para atender animais silvestres encontrados na região.

Esse tipo de atendimento no Hospital Veterinário da Ufersa existe desde março do ano passado. Inicialmente, funcionou nas dependências do Laboratório de Estudos em Imunologia e Animais Silvestres (LEIAS), e em julho os atendimentos passaram a acontecer nas dependências do próprio Hovet.

Calopsita – ave exótica criada por algumas pessoas da região / Foto Assecom

Até o momento, o setor conta com duas Médicas Veterinárias residentes, Giulia Santana e Renata Souza; um Orientador, o Professor Carlos Iberê; e mais 11 estagiários que dividem os horários da semana. Na unidade são feitos atendimentos, internamentos, cirurgias e exames complementares, todos gratuitos de acordo com a disponibilidade de horário e de recursos. No ano de 2016, foram realizados 139 atendimentos e 18 procedimentos cirúrgicos.

“A criação de animais silvestres legalizados e bichos exóticos vêm ganhando espaço no meio pet por serem animais interessantes e de manejo diferenciado. A maioria desses animais não faz barulho (exceto algumas aves), e nem deixa odores no ambiente em que vivem tornando-se desse modo numa opção mais atrativa”, comentou a Médica Veterinária Giulia Santana.

Mas a Médica adverte: “A popularização desses animais não vem sendo acompanhada de uma correta orientação sobre o manejo e alimentação específicos para cada espécie, resultando no aumento dos atendimentos clínicos”.

A maior parte dos animais atendidos no setor de animais silvestres do Hovet são aves (calopsitas e periquitos em sua maioria) e pequenos mamíferos (coelhos e hamsters), mas também aparecem cobras, tejos, entre outros reptéis. O setor também recebe animais feridos encaminhados pelo IBAMA ou pela Polícia Ambiental para os primeiros socorros. Caso a população encontre animais silvestres na rua, devem acionar a Polícia Ambiental ou IBAMA, e caso ele esteja ferido, será encaminhado para atendimento específico no Hospital Veterinário.

O horário de atendimento para animais silvestres no Hovet da Ufersa é de segunda a sexta, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h. As consultas podem ser agendadas via whatsapp pelo contato (84) 99868 4822 ou presencialmente.

Tejo
As calopsitas são aves exóticas já criadas por algumas pessoas
Coelhos também são atendidos pela equipe do Hovet
Médica Veterinária Giulia Santana
Médica Veterinária Renata Souza
Reuniões entre médicos e estagiários acontecem regularmente no Hovet da Ufersa